O melhor é prevenir

Manuel Rodrigues

Depois de diversos governos do PSD, CDS e PS terem encerrado escolas, serviços de Saúde e da Segurança Social, correios, transportes e outros serviços que a Revolução de Abril levara a todo o País para garantir direitos fundamentais, eis que agora chega a vez das agências da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

A administração da Caixa fez contas e concluiu que se podia poupar imenso se fossem encerradas cerca de seis dezenas de agências, em particular no interior ou nas zonas periféricas. Consideram que é aí que está o verdadeiro problema da CGD e que, afinal, nem custará assim tanto às populações deslocarem-se alguns quilómetros (nalguns casos são dezenas de quilómetros) para acederem à agência mais próxima.

Quando foi conhecida a decisão, as populações indignaram-se e levantaram-se em protesto.

Foi assim em Almeida, Canha, Lavradio, Sobreda, Faranhão, para referir apenas alguns exemplos desta luta.

Em alguns sítios, a luta já deu frutos. Em Almeida (e não só), a luta continua e, perante a continuação dos protestos, a administração da CGD simulou uma linha de recuo prometendo «balcão móvel» e «gestor de conta».

Em apoio à luta lá tem estado como sempre o PCP que não abdica do seu compromisso com os trabalhadores e o povo na defesa do seu direito aos serviços públicos, sem o qual para uma parte importante da população a democracia ficaria bem mais pobre.

A população de Almeida tem o pleno direito ao protesto e tem que ser ouvida. E se não desistir da luta, certamente há-de vencer.

Porque, se deixarem hoje encerrar estas agências, abrirão as portas a que amanhã encerrem mais centros de saúde, mais escolas, tribunais, finanças, transportes e tudo o mais que for do interesse do grande capital. Tudo, não! Deixarão sempre um gestor de conta, um balcão móvel e, claro, o cemitério.

Para que tal não aconteça, o melhor é prevenir. E prevenir é reforçar a luta, o PCP e a CDU.

 



Mais artigos de: Opinião

Venezuela

A República Bolivariana da Venezuela está a ser vítima de uma brutal operação de desestabilização e agressão. Apesar de terem visto ser derrotadas as múltiplas e diversas tentativas de golpe contra o processo revolucionário bolivariano após...

As notações

Ao que consta, a agência de rating Moody's classificou recentemente Portugal na categoria de «estável» o que, para os entendidos, significa que o nosso País vai continuar na posição de «lixo». A outra agência norte-americana, a Standart & Poor's,...

Liberdade de consciência, de religião e de culto

A «visita apostólica» do Papa Francisco a Fátima é uma breve viagem religiosa no centenário dos acontecimentos que estão na génese do Santuário e das peregrinações e acções subsequentes, no plano doutrinário, ideológico e político.

Respirar de alívio?

«A Europa e o Mundo respiram de alívio». Foi este o título de variados jornais a propósito das eleições presidenciais francesas. Não é a primeira vez que se diz «tudo e um par de botas» sobre as eleições em França....

Tomar partido

O Governo decretou serviços «mínimos» máximos para as greves na Petrogal e nos Assistentes de Portos e Aeroportos, para tentar desarmar os trabalhadores e proteger os lucros dos patrões. No caso da Petrogal, os trabalhadores lutam contra a retirada de direitos e em defesa da...