ABIC exige dignidade na investigação e no trabalho

Bolseiros contra atrasos

Can­di­datos a bol­seiros de in­ves­ti­gação ma­ni­fes­taram-se no dia 23, contra o atraso no con­curso na­ci­onal de bolsas de dou­to­ra­mento e pós-dou­to­ra­mento da Fun­dação para a Ci­ência e Tec­no­logia (FCT).

«15.º ano con­se­cu­tivo sem ac­tu­a­lizar os va­lores das bolsas»

Image 21714

O pro­testo, pro­mo­vido pela As­so­ci­ação de Bol­seiros de In­ves­ti­gação Ci­en­tí­fica (ABIC), sob o lema «Dig­ni­dade, na in­ves­ti­gação, dig­ni­dade no tra­balho», re­a­lizou-se à porta da FCT e contou com a pre­sença de Ana Mes­quita, de­pu­tada do PCP na As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Numa carta en­tregue na FCT, a ABIC lembra que «o fi­nan­ci­a­mento em ci­ência e in­ves­ti­gação não per­mite con­di­ções de vida dignas, es­ta­bi­li­dade no tra­balho e na vida fa­mi­liar para os in­ves­ti­ga­dores em início de car­reira, onde se en­con­tram grande parte dos bol­seiros de in­ves­ti­gação e cujas bolsas não são ac­tu­a­li­zadas po­si­ti­va­mente desde 2002».

«Não é acei­tável que 2017 se con­firme como o 15.º ano con­se­cu­tivo sem ac­tu­a­lizar os va­lores das bolsas», cri­tica a as­so­ci­ação, que exige da fun­dação «uma po­sição clara de va­lo­ri­zação dos seus in­ves­ti­ga­dores», em par­ti­cular o «au­mento das re­mu­ne­ra­ções men­sais dos in­ves­ti­ga­dores con­tra­tados pela FCT», a «re­po­sição dos sub­sí­dios re­ti­rados du­rante o go­verno an­te­rior, como os re­fe­rentes ao apoio à apre­sen­tação de tra­ba­lhos ci­en­tí­ficos e o apoio à for­mação com­ple­mentar» e a «en­trega di­rec­ta­mente aos bol­seiros dos va­lores re­fe­rentes às pro­pinas e ou­tros custos ad­mi­nis­tra­tivos, assim com­ba­tendo o apro­vei­ta­mento das uni­ver­si­dades que re­cebem da FCT e de­pois ainda vão co­brar no­va­mente aos bol­seiros».

A ABIC re­clama ainda que os bol­seiros sejam abran­gidos pelo re­gime obri­ga­tório de Se­gu­rança So­cial, uma vez que o Se­guro So­cial Vo­lun­tário, ao qual os bol­seiros têm acesso, não per­mite que em caso de do­ença se viva dig­na­mente.

Entre ou­tras me­didas, a as­so­ci­ação exige também a re­vo­gação do Es­ta­tuto do Bol­seiro de In­ves­ti­gação, ins­tru­mento legal que, na prá­tica, trans­forma o que se­riam vín­culos per­ma­nentes em bolsas, com toda a pre­ca­ri­e­dade que lhes está as­so­ciada.




Mais artigos de: Nacional

Transformar Beja

O con­celho de Beja está hoje mais mo­derno e atrac­tivo, com obra re­a­li­zada, fruto do tra­balho de­sen­vol­vido nos úl­timos três anos pelo exe­cu­tivo mu­ni­cipal.

Évora com estratégia

A requalificação do centenário Teatro Garcia de Resende – um investimento de 15 milhões de euros, com apoios de fundos comunitários – é um dos principais projectos que integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de...

Luta conquista direitos

No sábado, 3, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta data, instituída pelas Nações Unidas em 1998, pretende destacar as lutas travadas, todos os dias, por milhares de pessoas com deficiência e pelas suas organizações representativas,...

Solidariedade com o povo palestiniano

«Pelo cumprimento dos direitos do povo palestiniano», mais de 20 organizações portuguesas, defensoras da paz e do direito internacional, já subscreveram a posição promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), que exige «o...

Todos ao 19.º FMJE!

A Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa acolheu, no dia 20, a reunião constitutiva do Comité Nacional Preparatório (CNP) de Portugal do 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que se realiza de 14 a 22 de Outubro de 2017,...