Solidariedade com o povo palestiniano

«Pelo cumprimento dos direitos do povo palestiniano», mais de 20 organizações portuguesas, defensoras da paz e do direito internacional, já subscreveram a posição promovida pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), que exige «o fim da ocupação israelita, o desmantelamento dos colonatos, do “muro de separação” e de todos os instrumentos de usurpação de terra palestiniana».

No documento apela-se também à «libertação dos presos políticos palestinianos das prisões israelitas», ao «fim do bloqueio à Faixa de Gaza» e à «criação do Estado da Palestina, com as fronteiras de 1967 e capital em Jerusalém Leste e o respeito do direito ao regresso dos refugiados palestinianos».

Esta tomada de posição surge no âmbito do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, declarado pelas Nações Unidas para assinalar a aprovação da Resolução 181 pela sua Assembleia-geral, que em 1974 apontou a criação de dois estados no território da Palestina.

Quase 70 anos passados, só o Estado de Israel existe. «O povo palestiniano não só continua privado do seu Estado soberano, independente e viável como enfrenta diariamente a violência da ocupação israelita», denuncia o texto, onde se manifesta «preocupação» com as declarações do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, acerca da transferência da embaixada dos EUA para Jerusalém, como se esta cidade fosse a capital de Israel.




Mais artigos de: Nacional

Bolseiros contra atrasos

Candidatos a bolseiros de investigação manifestaram-se no dia 23, contra o atraso no concurso nacional de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Transformar Beja

O concelho de Beja está hoje mais moderno e atractivo, com obra realizada, fruto do trabalho desenvolvido nos últimos três anos pelo executivo municipal.

Évora com estratégia

A requalificação do centenário Teatro Garcia de Resende – um investimento de 15 milhões de euros, com apoios de fundos comunitários – é um dos principais projectos que integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de...

Luta conquista direitos

No sábado, 3, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta data, instituída pelas Nações Unidas em 1998, pretende destacar as lutas travadas, todos os dias, por milhares de pessoas com deficiência e pelas suas organizações representativas,...

Todos ao 19.º FMJE!

A Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa acolheu, no dia 20, a reunião constitutiva do Comité Nacional Preparatório (CNP) de Portugal do 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que se realiza de 14 a 22 de Outubro de 2017,...