Editorial
Opinião
PCP

Fortalecer a luta anti-imperialista

Na actual situação internacional, a ofensiva do imperialismo, protagonizada pelo imperialismo norte-americano e seus aliados, constitui a principal ameaça com que os povos do mundo se confrontam.

A talhe de foice

Não finjam

Um, a balbúrdia na Assembleia da República e, dois, o argumentário sobre o acesso do ex-presidente da CGD, António...
Actual

«Sondagens» por encomenda

As «sondagens» de que recentemente se falou, no «Brexit» e nas presidenciais dos USA, evidenciaram o descrédito...
Actual

O «caso Barroso»

A contratação de Durão Barroso pelo Goldman Sachs continua a dar que falar e a servir de pretexto às mais diversas...
Actual

Fidel

[…] Os homens que têm autoridade, os homens que têm grandes responsabilidades concedidas pelos seus compatriotas, se...
Crónica Internacional

<i>Hasta Siempre…</i>

A notícia chegou de manhã cedo. Tinha acabado de morrer «um dos nossos», um gigante da História que...
Em Foco

Determinação e confiança<br>no futuro

Na reunião dos dias 26 e 27, o Comité Central do PCP deu um importante passo nos ultimou  preparativos para o XX Congresso, que se inicia depois de amanhã em Almada, aprovando entre outras matérias o projecto de Resolução Política e a proposta de composição do próximo Comité Central.

Proposta de horário do Congresso

O Comité Central aprovou a proposta de horário do Congresso, que será colocada à discussão e aprovação na primeira sessão.

Acessos e transportes

A dois dias do início do XX Congresso do PCP, voltamos a publicar um conjunto de informações úteis a delegados e convidados.

Informações úteis

No local do Congresso estarão disponíveis diversos serviços de apoio.   Refeições Os...
PCP

Lutar por novos avanços

O Secretário-geral do PCP almoçou em Lisboa, no dia 24, com empresários da restauração, poucos dias após a concretização da descida do IVA para o sector, pela qual os comunistas sempre se bateram.

Defender o banco público

As demissões na CGD culminam um processo que é inseparável da operação que PSD e CDS têm desenvolvido no ataque ao banco público e às soluções com vista à sua recapitalização.

Trabalhadores

Agir na base pelos salários

Para assegurar o aumento geral dos salários e a concretização do reivindicado aumento do salário mínimo nacional para 600 euros, em 2017, a CGTP-IN definiu como prioridade intensificar a acção reivindicativa nos locais de trabalho.

Lutar por salários e carreiras

O compromisso de reforçar a luta e o desenvolvimento da acção reivindicativa foi reafirmado e salientado pela Direcção Nacional do STAL, ao perspectivar a actividade sindical para o próximo ano.

Luta nas cantinas

Caso não recebam até ao fim do dia de hoje os seus salários, os trabalhadores da Solnave no...

Fidel e Cuba são exemplo

Na mensagem de condolências que a CGTP-IN enviou, em nome dos trabalhadores portugueses, à Central de Trabalhadores de Cuba, no...
Assembleia da República

Novos avanços e conquistas

Encontra-se concluído o processo relativo ao Orçamento do Estado para 2017, garantida que foi a sua aprovação, ontem, no Parlamento, em votação final global, com os votos favoráveis do PS, PCP, PEV, BE e PAN. Contra estiveram o PSD e o CDS.

Por acção do PCP<br>- Melhorar a vida, construir<br>o futuro

Por proposta ou com o contributo do PCP foi aprovado um conjunto de propostas que representam novos e efectivos avanços e conquistas para os trabalhadores e o povo. Parte destas medidas corresponde a uma fatia do universo de 90 propostas de que o PCP foi autor. São algumas dessas medidas de sentido positivo e de justiça social que a seguir se sumaria, abrangendo os mais variados domínios, com impacte no quotidiano, nas condições de vida e nas relações laborais de milhões de portugueses.

Submissão que bloqueia

Sem desvalorizar os avanços verificados, o PCP foi muito claro na afirmação de que o Orçamento do PS não...

O rumo que faz falta

A necessidade de romper com a política de direita e enveredar por uma política patriótica e de esquerda que assegure o...
Nacional

Bolseiros contra atrasos

Candidatos a bolseiros de investigação manifestaram-se no dia 23, contra o atraso no concurso nacional de bolsas de doutoramento e pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Transformar Beja

O concelho de Beja está hoje mais moderno e atractivo, com obra realizada, fruto do trabalho desenvolvido nos últimos três anos pelo executivo municipal.

Évora com estratégia

A requalificação do centenário Teatro Garcia de Resende – um investimento de 15...

Luta conquista direitos

No sábado, 3, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Esta data, instituída pelas...

Todos ao 19.º FMJE!

A Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa acolheu, no dia 20, a reunião...
Europa

PE instiga histeria russófoba

Um relatório aprovado no Parlamento Europeu coloca em pé de igualdade os media russos internacionais com a propaganda terrorista do autodenominado Estado Islâmico.

Escalada contra a Síria

A maioria do Parlamento Europeu aprovou, dia 24, uma resolução sobre a Síria que «abre portas para uma ainda maior escalada de agressão militar directa contra o povo sírio».

Do que por aí vem...

O mote está dado: é preciso «reconciliar os cidadãos com o projecto europeu»....
Internacional

Venceremos!

«É com profunda dor que compareço para informar o nosso povo e os povos do mundo que hoje, 25 de Novembro, às 10h29 da noite, faleceu o Comandante em Chefe da Revolução Cubana Fidel Castro Ruz». Foi com estas palavras que o presidente da República de Cuba e irmão de Fidel, Raúl Castro, anunciou o desaparecimento físico de um excepcional revolucionário cuja «luta, acção e palavra inspirada animaram e continuaram a animar a luta das forças progressistas e revolucionárias de todos os continentes», como sublinhou Jerónimo de Sousa.

Absolvido pela História

Nascido a 13 de Agosto de 1926 no seio de uma família de proprietários rurais na Província de Pinar del Río, a...
Temas

<i>Noite da Liberdade</i><br>ou o sonho da frente antifascista

A Companhia de Teatro de Almada estreia na próxima sexta-feira, 2 de Dezembro, Noite da Liberdade, de Ödön von Horváth. Escrita em 1929-30 e estreada em Berlim no ano seguinte, esta «peça popular» – como lhe chamou o autor – observa com visível preocupação e angústia a ascensão do nazi-fascismo na Alemanha e a incapacidade revelada pelas forças democráticas para se lhe oporem. A história deu-lhe razão. Dramaticamente.

Conhecer o passado<br>e perspectivar o futuro

A CGTP-IN está a promover, em várias regiões do País, no quadro das comemorações do seu 46.º aniversário, o lançamento público do Volume II de Contributos para a História do Movimento Operário e Sindical – 1977 a 1989.

Argumentos
TVisto

Amigos para a ocasião

Ao que ainda lembram os mais velhos, nos péssimos tempos da Segunda Guerra Mundial falava-se muito de uma tal Quinta Coluna que teria...
Forças Armadas

Ainda os comandos

Muito se tem escrito e dito a propósito dos infelizes acontecimentos ocorridos na instrução...
Memória
Aconteceu

Portugueses têm falta de dinheiro

Mais de metade dos consumidores portugueses (51%) afirma que não paga as facturas dentro do prazo por falta de dinheiro.De acordo com...

Cante em festa

Para celebrar o 2.º aniversário da classificação do cante alentejano como Património da Humanidade, o...

Morreu Marcos Ana

Faleceu na quinta-feira, 24, aos 96 anos, o comunista e poeta espanhol Marcos Ana (Fernando Macarro Castillo). A última despedida ao...

Reuniões e outras iniciativas

Reuniões e outras iniciativas Borba - Domingo, 11, às 13h00,...

A semana em resumo

Frases

“Oitenta por cento dos refugiados vêm do Iraque, do Afeganistão e da...