Medidas para a Pinhais

Anteontem, já na terceira semana de luta das trabalhadoras da fábrica de conservas Pinhais, em Matosinhos, que estão com dois salários em atraso e vêem ameaçado o futuro dos seus postos de trabalho, uma delegação do PCP voltou a manifestar solidariedade e incentivou o prosseguimento da luta.

Jorge Machado, deputado eleito pelo círculo do Porto, informou que o grupo parlamentar do Partido apresentou, na sexta-feira, dia 4, requerimentos a questionar o Governo sobre as medidas que pretende tomar para «acudir a um cenário de fome» e para regularizar o pagamento dos salários. Da delegação fizeram parte também José Pedro Rodrigues, vereador, e João Avelino, eleito na Assembleia Municipal.

No dia 3, em mais uma acção de luta, à porta da fábrica (uma das mais antigas do sector conserveiro no concelho), os trabalhadores relataram que o patrão, confrontado com as consequências dramáticas do não pagamento de salários, chegou a propor que optassem entre umas latas de conserva ou 20 euros.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Razões fortes para dia 18

Os sindicatos da Administração Pública reafirmam os motivos gerais para a convocação da manifestação nacional de dia 18 e focam as razões específicas, organizando uma forte participação dos trabalhadores.

Novo protesto nos transportes

Para dia 23, foi convocada uma jornada de luta dos trabalhadores das empresas de transportes do sector público, com uma manifestação em Lisboa e um dia de luta nos locais de trabalho.

Vitórias na Justiça

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou a Bosch Car Multimedia a reconhecer que foi ilícita a sua decisão, imposta desde 2014, de retirar aos trabalhadores o gozo da terça-feira de Carnaval, sem perda de retribuição, e determinou ainda que tal direito deve...

Greve na Solnave

Pelo pagamento regular de salários, no prazo legal, as trabalhadoras da Solnave que asseguram o serviço de alimentação dos hospitais da Guarda e de Seia fizeram greve, com adesão total, no dia 2, quarta-feira, e estiveram concentrados à porta da...