Greve na Solnave

Pelo pagamento regular de salários, no prazo legal, as trabalhadoras da Solnave que asseguram o serviço de alimentação dos hospitais da Guarda e de Seia fizeram greve, com adesão total, no dia 2, quarta-feira, e estiveram concentrados à porta da unidade hospitalar da capital do distrito, informou o Sindicato da Hotelaria do Centro, da Fesaht/CGTP-IN.
Perante os constantes atrasos patronais no pagamento das remunerações, os trabalhadores tinham decidido realizar este protesto, caso não recebessem até ao fim da manhã de dia 1.
A direcção regional do PCP, que manifestou a solidariedade do Partido com esta luta, revelou que os salários de Setembro só foram pagos a 13 de Outubro. Referiu ainda, numa nota enviada à nossa redacção, que a administração do hospital recorreu aos serviços de outra empresa, no dia da greve, o que justificou uma queixa do sindicato à Autoridade para as Condições do Trabalho.

Enfermeiros

A falta de 95 enfermeiros na Unidade Local de Saúde da Guarda (dois hospitais e 13 centros de saúde) está a provocar desgaste físico e desmotivação. Ao lançar este alerta, em conferência de imprensa, no dia 4, a direcção regional da Beira Alta do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses exigiu maior investimento no Serviço Nacional de Saúde e a imediata contratação de profissionais. Há uma dívida acumulada de 14 mil horas de trabalho a mais, realizado e não pago, o que representa uma média de 95 horas por mês e por enfermeiro, afirmou um dirigente do SEP/CGTP-IN, citado pela agência Lusa.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Razões fortes para dia 18

Os sindicatos da Administração Pública reafirmam os motivos gerais para a convocação da manifestação nacional de dia 18 e focam as razões específicas, organizando uma forte participação dos trabalhadores.

Novo protesto nos transportes

Para dia 23, foi convocada uma jornada de luta dos trabalhadores das empresas de transportes do sector público, com uma manifestação em Lisboa e um dia de luta nos locais de trabalho.

Vitórias na Justiça

O Tribunal da Relação de Guimarães condenou a Bosch Car Multimedia a reconhecer que foi ilícita a sua decisão, imposta desde 2014, de retirar aos trabalhadores o gozo da terça-feira de Carnaval, sem perda de retribuição, e determinou ainda que tal direito deve...

Medidas para a Pinhais

Anteontem, já na terceira semana de luta das trabalhadoras da fábrica de conservas Pinhais, em Matosinhos, que estão com dois salários em atraso e vêem ameaçado o futuro dos seus postos de trabalho, uma delegação do PCP voltou a...