Assim se vence

No dia 4, o Sitava, da Fectrans/CGTP-IN recebeu a confirmação de que a CITE emitiu parecer desfavorável relativamente a trabalhadoras grávidas ou lactantes que a Portway (Grupo Vinci) envolveu no processo de despedimento colectivo. Para o sindicato, esta é a primeira confirmação jurídica da ilegalidade que denunciou, desde o início, naquele despedimento. Estes primeiros despedimentos revertidos vêem dar «ainda mais convicção para a luta, seja os tribunais, seja na rua, seja na empresa», afirma a direcção do Sitava, num comunicado de dia 6.

A Exide (Tudor) foi condenada pelo tribunal de Vila Franca de Xira a integrar nos seus quadros um trabalhador que tinha despedido e a pagar-lhe as remunerações entretanto vencidas, informou no dia 11 o SIESI, da Fiequimetal/CGTP-IN, que viu assim reconhecida a contestação da fundamentação da contratação a termo.

Perante um pré-aviso de greve, para hoje, dia 13, a Solnave pagou em devido tempo os salários de Setembro aos trabalhadores do refeitório do IEFP no Seixal, ao contrário do que sucedeu ao longo de vários meses, revelou a União dos Sindicatos de Setúbal na terça-feira, dia 11.

A USS/CGTP-IN, como resultado da jornada de luta de 28 e 29 de Setembro, informou ainda que, além de 36 enfermeiros, o Hospital Garcia de Orta vai contratar uma dezena de assistentes operacionais. Todos deverão entrar em funções no dia 17, segunda-feira.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Percurso para os ganhos

Para a valorização da profissão, que foi o principal conteúdo do Dia Mundial dos Professores, a Fenprof destacou a dedicação dos docentes à causa da Educação e também a resistência e a luta, que até propiciam ganhos, mesmo em tempos difíceis.

Condutores contra «escravidão»

«A Fadiga Mata», «La Fadiga Mata»: entre o português e o castelhano quase não há diferença. Nas denúncias dos condutores profissionais do transporte rodoviário de mercadorias oriundos dos dois lados da fronteira também não.

Enfermeiros em greve

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) convocou para 13 e 14 de Outubro uma paralisação nacional em defesa da reposição de rendimentos, pela aplicação das 35 horas a todos e pela contratação dos profissionais em falta nas unidades de Saúde.

Aniversário da CGTP-IN

A culminar a «semana nacional de esclarecimento, reivindicação e luta», diversas iniciativas assinalaram o 46.º aniversário da CGTP-IN, como referimos na edição anterior. Anteontem, em Lisboa, no Teatro da Trindade, a central promoveu a...

CGTP-IN no congresso da FSM

  No último dia do congresso, os seus participantes realizaram uma marcha pelas ruas de Durban No 17.º Congresso da Federação Sindical Mundial, que teve lugar em Durban, na África do Sul, de quarta-feira, dia 5, a sábado, dia 8, a CGTP-IN...