Assim se vence
No dia 4, o Sitava, da Fectrans/CGTP-IN recebeu a confirmação de que a CITE emitiu parecer desfavorável relativamente a trabalhadoras grávidas ou lactantes que a Portway (Grupo Vinci) envolveu no processo de despedimento colectivo. Para o sindicato, esta é a primeira confirmação jurídica da ilegalidade que denunciou, desde o início, naquele despedimento. Estes primeiros despedimentos revertidos vêem dar «ainda mais convicção para a luta, seja os tribunais, seja na rua, seja na empresa», afirma a direcção do Sitava, num comunicado de dia 6.
A Exide (Tudor) foi condenada pelo tribunal de Vila Franca de Xira a integrar nos seus quadros um trabalhador que tinha despedido e a pagar-lhe as remunerações entretanto vencidas, informou no dia 11 o SIESI, da Fiequimetal/CGTP-IN, que viu assim reconhecida a contestação da fundamentação da contratação a termo.
Perante um pré-aviso de greve, para hoje, dia 13, a Solnave pagou em devido tempo os salários de Setembro aos trabalhadores do refeitório do IEFP no Seixal, ao contrário do que sucedeu ao longo de vários meses, revelou a União dos Sindicatos de Setúbal na terça-feira, dia 11.
A USS/CGTP-IN, como resultado da jornada de luta de 28 e 29 de Setembro, informou ainda que, além de 36 enfermeiros, o Hospital Garcia de Orta vai contratar uma dezena de assistentes operacionais. Todos deverão entrar em funções no dia 17, segunda-feira.