«Tempestade perfeita»

Ângelo Alves
O Mundo entrou em 2016 com uma situação que dificilmente poderia ser mais instável, perigosa e complexa. As notícias do ultimo mês e meio não deixam margem para dúvidas. O Mundo está a ser fustigado por uma...

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Opinião

Exames de classe

Nos últimos tempos, um verdadeiro coro de comentadores e «especialistas na matéria» levantou-se em defesa dos exames em todos os ciclos do Ensino Básico (por agora, ainda excluem a Educação Pré-escolar), a propósito do novo «Modelo Integrado de...

O número importa

Além de todas as diferenças programáticas, políticas, ideológicas, de percursos e posturas, há uma outra que entra pelos olhos dentro nesta campanha das presidenciais: o número. A participação popular na campanha da candidatura de Edgar Silva está...

Que ninguém se engane

O que move a candidatura à Presidência da República promovida pelo BE? Apresentada com a crítica à divisão à esquerda, decidiu apontar baterias, neste últimos dias contra a candidatura de Edgar Silva, com vários oradores, a quem a comunicação...

Problemático?

Um relatório do banco alemão Commerzbank divulgado esta semana afirma que Portugal voltou a ser a «nova velha criança problemática» da Europa e adverte que a situação portuguesa pode evoluir de forma muito semelhante ao ocorrido na Grécia, no ano passado,...

Participar até ao voto<br>Defender a Constituição

Reza a fábula (já por vezes referida nestas páginas) que a raposa, cheia de fome, por mais que saltasse, não conseguia atingir o cacho de uvas que sorria para ela. Perante a sua incapacidade, abandonou o local dizendo «deixa lá, estão verdes, não prestam». Esta fábula aplica-se na perfeição às eleições em curso e à teorização, que os teorizadores pretendem que valha também para o futuro, sobre um novo modelo de campanha eleitoral, sobre as suas vantagens e sobre a desadequação, nos tempos modernos, das campanhas tradicionais.