Protesto contra NATO em Espanha

A Plataforma Global contra as Guerras manifestou-se no sábado, 24, em Madrid, em protesto pela realização das maiores manobras da NATO de todos os tempos, entre os meses de Outubro e Novembro, desde águas de Gibraltar até às costas de Almeria.

A manifestação teve lugar no centro da capital espanhola e terminou junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A organização nota que «num momento em que se aumenta a tensão no Mediterrâneo e Médio Oriente, as manobras são uma ameaça de uma escalada militar, uma demonstração de força que só pode conduzir ao aumento do sofrimento e angústia dos povos que são vítimas da guerra».

A plataforma repudia a «força ameaçadora» da NATO em território espanhol e a participação de nacionais nos exercícios.

Exige também a retirada das tropas norte-americanas das bases de Morón e da Rota, a revogação do aumento dos gastos militares e a saída de Espanha da NATO.

No dia 21, as forças da NATO iniciaram manobras de grande dimensão que abrangeram Portugal, Espanha e Itália, envolvendo 36 mil militares de mais de 30 países, 20 mil dos quais desembarcaram no país vizinho.




Mais artigos de: Europa

122 milhões de excluídos

A pobreza continua a aumentar nos países da União Europeia, afectando já muito perto de um quarto da população, segundo dados oficiais, divulgados este mês pelo Eurostat.

União pela educação

Milhares de docentes e estudantes manifestaram-se, no sábado, 24, em toda a Itália, contra a reforma da educação, conhecida como «La buona scuola».

Direita regressa ao poder

O partido Lei e Justiça (PiS), liderado por Jaroslaw Kaczynski, venceu as eleições legislativas, realizadas no domingo, 25, na Polónia, com 37,6 por cento dos votos, ou seja, conquistando 232 lugares em 460 no parlamento nacional. Estes resultados, divulgados na segunda-feira à...

Blair desculpa-se por invasão do Iraque

O antigo primeiro-ministro britânico pediu desculpa pelas falsas informações que usou para agredir o Iraque, assim como por alguns erros no planeamento e sobretudo pelo erro de previsão «do que aconteceria após o derrubamento do regime» de Saddam Hussein. Em entrevista...

Roteiro da expulsão

Na República Checa, têm sido detidos refugiados e migrantes desde o Verão, sendo vários deles obrigados a pagar pela sua detenção, a qual pode chegar até 90 dias. Estas detenções são feitas em condições descritas como degradantes, piores...