Teatro de rara qualidade
O programa do Festival de Teatro de Almada, que decorre em palcos deste município e de Lisboa entre os dias 4 e 18 de Julho, foi apresentado à comunicação social no dia 19, na Casa da Cerca, em Almada. No ano em que se assinala os 10 anos da inauguração do Teatro Municipal Joaquim Benite, o festival contará com 27 espectáculos de sala e 27 espectáculos de rua, mas também com a apresentação de exposições e a realização de colóquios, debates e workshops.
A programação deste ano inclui quatro criações portuguesas e encenadores e grupos como Christoph Marthaler, Katie Mitchell, Matthias Langhoff, Berliner Ensemble e Peter Stein, encenador alemão que será também o responsável pelo curso «O Sentido dos Mestres», a realizar nos dias 7, 8 e 9 de Julho na Casa da Cerca.
Em destaque nesta 32.ª edição do Festival de Almada estará ainda o «novíssimo teatro espanhol», ao qual o certame dedica um ciclo de seis espectáculos, bem como o encenador Rogério de Carvalho, que será a personalidade homenageada.
A sessão de apresentação contou ainda com a participação de Rodrigo Francisco, director artístico da Companhia de Teatro e do Festival de Almada; António Matos, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Almada; Miguel Honrado, administrador do Teatro Nacional D. Maria II; Jorge Sobreda, director de programação da Acción Cultural Española; Rui Sérgio, director do Teatro da Trindade; Luis Miguel Cintra, António Pires, Nuno Cardoso, José Manuel Castanheira e Rui Sanches – autor do cartaz desta edição do festival.