Dar força à luta
A Associação Conquistas da Revolução (ACR) promoveu no dia 11, no cemitério do Alto de São João, uma romagem à campa do General Vasco Gonçalves, nos dez anos do seu falecimento. A acção contou com a presença dos filhos do general e de várias dezenas de pessoas, entre civis e militares, homens e mulheres de Abril.
Usando da palavra, Avelãs Nunes referiu que aquela foi «uma romagem de saudade» e «uma jornada de luta». «O nosso companheiro General nunca abandonou os seus homens, nunca desertou das lutas necessárias em cada momento, e esteve sempre na linha da frente, ao lado do povo, no combate à injustiça, na luta por uma sociedade mais justa e mais fraterna, na defesa da dignidade da nossa pátria» afirmou.
O presidente da Assembleia-Geral da ACR disse ainda que Vasco Gonçalves «tem estado sempre connosco, a dar força à nossa luta, fazendo greve quando nós fazemos greve, saindo à rua quando o povo sai à rua, como o fez no dia 6», na marcha promovida pela CDU, «uma manifestação como há muito não se via, a mostrar bem a força do povo». «Vasco Gonçalves tem, por direito próprio, um lugar de relevo na história do Portugal contemporâneo, na história do Portugal de Abril, que ele ajudou a construir antes e depois de Abril», concluiu Avelãs Nunes.
Maria João Gonçalves agradeceu a homenagem feita ao seu pai e apelou à participação de todos nas próximas eleições para a Assembleia da República.