Caso BES

O que sabia o Governo?

A relação de amizade de Passos Coelho com o presidente do BES Investimento (BESI), José Maria Ricciardi, foi entretanto, objecto de um pedido de esclarecimento do Grupo Parlamentar do PCP .

A pergunta integra um conjunto de questões entregue na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES) a personalidades como o primeiro-ministro, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, o antigo comissário europeu Joaquin Almunia e aos representantes da troika em Portugal, entre outros.

«José Maria Ricciardi disse em público, depois de ser interpelado pela comunicação social sobre o porquê de ter jantado na sua mesa no Fórum Empresarial do Algarve, em 06 de Outubro de 2014, que era seu amigo pessoal. Este seu amigo nunca lhe falou na situação que se vivia no Grupo, quando já por várias vezes afirmou ter entrado em confronto com Ricardo Salgado, muito antes da resolução do BES?», inquirem os deputados comunistas no naipe de perguntas dirigida ao primeiro-ministro.

«Qual a sua relação com José Maria Ricciardi, membro de um dos cinco ramos da família, com fortes responsabilidades na gestão do Grupo e em particular do BES?», interrogam ainda os parlamentares comunistas que integram a comissão de inquérito, Miguel Tiago, Bruno Dias e Paulo Sá.

Para o PCP é igualmente importante que Passos Coelho explique por escrito a partir de que momento tiveram início os «contactos, formais ou informais, com membros do Governo sobre a situação do BES» e do ramo não financeiro do grupo.

«É verdade que foi contactado por Ricardo Salgado, que este lhe leu uma carta e que o primeiro-ministro a devolveu? Qual era o conteúdo da mensagem?», indagam os deputados do PCP.

A Mario Draghi, presidente do BCE, os parlamentares comunistas perguntam quando é que teve conhecimento da situação que se vivia no «BES em particular e no GES em geral» e se o representante do BCE na troika, antes desta sair de Portugal, «transmitiu a situação que se vivia no terceiro maior banco português».




Mais artigos de: Assembleia da República

Urge travar degradação

O PCP voltou a exigir a adopção urgente de medidas que travem o processo de degradação da Escola de Música do Conservatório Nacional.

Cobrança de portagens nas SCUT

Não vingou a proposta do PCP de alteração ao regime de cobrança das portagens, que pugnava por uma «solução justa e concreta». Este era o projecto de lei que verdadeiramente se identificava com a defesa dos interesses dos utentes das...

Falta criar valor e boa gestão

O recuo dos pinhais e montados e o avanço do eucalipto é hoje uma marca forte do território, reveladora da inexistência de uma política florestal que valorize a floresta, crie valor e estimule a sua correcta gestão.

Quem ganhou com a pilhagem?

A maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, inviabilizou sexta-feira passada a proposta do PCP de criação de uma unidade técnica destinada a apurar os beneficiários finais que lesaram o BES e o Estado português. Com esta proposta, formalizada em projecto de...