Almada entrega casas
A Câmara de Almada entregou 30 casas a famílias carenciadas do concelho, envolvendo cerca de 80 pessoas. Desde Dezembro de 2013, a autarquia CDU concedeu 90 casas de habitação social.
Reconhecimento do direito à habitação
No dia 23 de Julho foram entregues as chaves de 28 fogos, localizados em bairros sociais municipais. A estes somaram-se mais duas habitações, entretanto concedidas por razões de emergência social.
As rendas mensais a pagar por estas famílias foram calculadas de acordo com os rendimentos de cada agregado familiar. O valor médio mensal ronda os 19,73 euros, sendo que 12 destas famílias vão pagar, por mês, uma renda de 4,85 euros.A Câmara de Almada valoriza, assim, o reconhecimento do direito à habitação, que se tem vindo a desenvolver no concelho através da atribuição de novos fogos, a par de todo o esforço de manutenção do parque de habitação social da responsabilidade do município.O presidente do município, Joaquim Judas, salienta que «existe um longo caminho a percorrer até que toda a população tenha um efectivo direito à habitação, seja no âmbito dos contratos PER (Programa Especial de Realojamento) ainda em execução, seja no âmbito das necessidades de apoio social, onde cabe particular responsabilidade ao Estado Central».A autarquia CDU reafirma a sua disponibilidade para, em conjunto com as várias entidades com responsabilidades no âmbito da habitação social, serem encontradas soluções adequadas para que o direito à habitação seja uma realidade no concelho de Almada.
Maior mobilidade
Segundo informou a Junta de Freguesia de Charneca de Caparica e Sobreda, no dia 29, abriu ao trânsito a rotunda no cruzamento entre a Rua Marco Cabaço e a Rua António Andrade. Esta obra vem assim permitir uma maior fluência do trânsito numa das principais artérias da Vila da Charneca de Caparica e será a primeira obra do plano de reconversão em estudo pela Câmara de Almada para a antiga estrada nacional 377-1.