Campanha visa direitos das mulheres

Os de­pu­tados do Grupo da Es­querda Uni­tária/ Es­querda Verde Nór­dica (EUE/​EVN) no Par­la­mento Eu­ropeu exor­taram a Co­missão Eu­ro­peia a con­denar uma ini­ci­a­tiva de ci­da­dãos pro­mo­vida pelo mo­vi­mento an­ti­a­borto ultra-con­ser­vador «One of us».

A ini­ci­a­tiva de ci­da­dãos pre­tende que a Co­missão Eu­ro­peia venha a le­gislar no sen­tido de blo­quear qual­quer fi­nan­ci­a­mento co­mu­ni­tário para ac­ti­vi­dades que possam en­volver a des­truição de em­briões hu­manos, seja por meio de pes­quisa ou através da pres­tação de cui­dados (di­rectos ou in­di­rectos) para a re­a­li­zação de in­ter­rup­ções da gra­videz.

Para os de­pu­tados do grupo trata-se de uma ameaça real e pre­o­cu­pante para a igual­dade entre sexos, para os di­reitos das mu­lheres e di­reitos e saúde se­xual, ma­terna e re­pro­du­tiva na Eu­ropa e em todo o mundo.

Como sa­li­entou a de­pu­tada do PCP, Inês Zuber, este «é o úl­timo de uma série de ata­ques à igual­dade entre sexos, aos di­reitos das mu­lheres e di­reitos e saúde se­xual e re­pro­du­tiva na Eu­ropa, sur­gindo na sequência da ten­ta­tiva ver­go­nhosa de mudar a lei em Es­panha este ano. As mu­lheres têm o di­reito de de­cidir de forma in­de­pen­dente quando e quantos fi­lhos querem ter e os de­pu­tados do PCP e do EUE/​EVN irão con­ti­nuar a de­fender o di­reito à saúde ma­terna».

Também o de­pu­tado Mi­kael Gus­tafsson, pre­si­dente da Co­missão dos Di­reitos da Mu­lher lem­brou que «morrem todos os dias, du­rante a gra­videz e parto, quase 800 mu­lheres nos países em de­sen­vol­vi­mento». «Não po­demos aceitar qual­quer di­mi­nuição do apoio da UE» nesta área.



Mais artigos de: Europa

Pelo emprego!

Cerca de 50 mil tra­ba­lha­dores de 21 países par­ti­ci­param, dia 4, na ma­ni­fes­tação em Bru­xelas con­vo­cada pela Con­fe­de­ração Eu­ro­peia de Sin­di­catos contra a po­lí­tica de aus­te­ri­dade.

Igualdade, não à austeridade

De­zenas de mi­lhares de pes­soas (100 mil se­gundo os or­ga­ni­za­dores) des­fi­laram no sá­bado, 12, em Paris, «Contra aus­te­ri­dade, pela igual­dade e a par­tilha das ri­quezas»

Greve geral na Grécia

Manifestações em mais de 60 cidades da Grécia marcaram a jornada de greve geral de 24 horas, promovida, dia 9, pelas principais centrais sindicais (GSEE, ADEDY e PAME). A paralisação foi a resposta dos sindicatos às novas medidas anti-sociais aprovadas recentemente pelo governo...

Direita mantém dois terços

Uma semana depois das legislativas na Hungria, os resultados definitivos, divulgados dia 12, confirmaram a maioria de dois terços ao partido de direita (pró-fascista) Fidesz. A formação governativa de Viktor Urban elegeu 133 deputados em 199, com 45,1 por cento dos votos (2,25 milhões...

Defesa do interesse nacional

Lê-se o seguinte na Declaração Programática do PCP para as Eleições Europeias 2014: «As eleições para o Parlamento Europeu de 25 de Maio são um importante momento e oportunidade para, pelo voto na CDU, dar expressão...