Reforçar e crescer

Importantes organizações do Partido estão a realizar as suas assembleias, definindo objectivos políticos e organizativos e elegendo os seus organismos dirigentes.

Foi o que fez, no dia 22, a Organização Concelhia de Moura, que realizou a sua 7.ª assembleia, que contou com a presença de Miguel Madeira, do Comité Central. Os comunistas de Moura centraram o debate no necessário reforço da organização e intervenção partidárias, questão essencial e estratégica para travar a ofensiva em curso e inverter o rumo da política nacional. Entre os objectivos definidos pela assembleia conta-se o recrutamento, a afirmação do PCP nas organizações de massas e junto da juventude, a melhoria do trabalho de informação e propaganda, a promoção de cursos e acções de formação ideológica e a defesa da independência financeira do Partido.

No sábado, teve lugar a 10.ª Assembleia da Organização Concelhia da Moita do PCP, que contou com mais de 200 participantes, dos quais 150 eram delegados. A Comissão Concelhia eleita ficou constituída por 38 elementos, 14 deles operários e oito empregados. Foram ainda aprovadas moções sobre o 40.º aniversário da Revolução de Abril, a condenação da privatização da EGF e da Amarsul e a solidariedade internacionalista e a defesa da Paz. Francisco Lopes, do Secretariado e da Comissão Política, encerrou a assembleia.



Mais artigos de: PCP

Três anos de retrocesso

O PCP promoveu, anteontem ao final da tarde, na Assembleia da República, um colóquio sobre a renegociação da dívida, que contou com a participação de Jerónimo de Sousa.

Justas homenagens

O PCP homenageou, no fim-de-semana, respectivamente em Matosinhos e em Beja, dois destacados militantes, falecidos há um ano: Óscar Lopes e João Honrado.

Os baldios são do povo

O PCP manifestou a sua oposição aos projectos de lei do PSD e do CDS, que visam roubar os baldios aos seus legítimos donos, numa declaração do seu Secretário-geral.

União bancária é ataque à soberania

Numa nota do seu Gabinete de Imprensa, distribuída dia 21, o PCP considera o acordo entre o Conselho e a maioria de deputados do Parlamento Europeu sobre o Mecanismo Único de Resolução (MUR) «mais um passo na concretização da gigantesca operação de...

Clarificação necessária

O Gabinete de Imprensa do PCP reagiu, no dia 21, a notícias que vieram a público relativas à sua alegada anuência à construção de um terminal de águas profundas no Barreiro. Nessa nota, remete-se para o comunicado da Comissão Política, de 7 de...

Maria Rosa Viseu

Faleceu Maria Rosa Viseu, destacada militante comunista do Couço, onde nasceu e onde, com apenas 13 anos, começou a trabalhar no campo – onde «se trabalhava de sol a sol para se receber uns míseros seis escudos», nas suas próprias palavras, lembradas por Octávio...

Água de todos

Assinalando, a 22 de Março, o Dia Mundial da Água, a Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP alertou para o ataque em curso contra a gestão pública da água e ao papel dos municípios neste domínio. Em causa está a...