Checos elegem presidente

Pela primeira vez, desde o derrubamento socialismo, os checos foram chamados às urnas para eleger directamente o próximo Presidente da República.

Na primeira volta do sufrágio, que teve lugar nos dias 11 e 12, foram apurados o ex-primeiro-ministro Milos Zeman (esquerda) e o actual chefe da diplomacia Karel Schwarzenberg (direita), com 24,22 e 23,40 por cento dos votos, respectivamente. Um deles será eleito na segunda volta que decorrerá amanhã e sábado.

O centrista Jan Fischer, chefe do governo provisório em 2009-2010, ficou na terceira posição com 16,35 por cento dos votos, enquanto em quarto e quinto lugar ficaram o vice-presidente do partido social-democrata (CSSD) Jiri Dienstbier (16,12%) e o compositor e pintor Vladimir Franz (6,84%).

O grande derrotado desta primeira volta foi o vice-presidente do Senado Premysl Sobotka, representante do partido de direita ODS do primeiro-ministro Petr Necas, que apenas obteve 2,46 por cento dos votos e ficou em oitavo lugar entre os nove concorrentes, à frente da antiga eurodeputada Jana Bobosikova.



Mais artigos de: Europa

Saúde não se vende, defende-se

Pela segunda vez este ano, uma «maré branca» encheu no domingo as artérias centrais da capital espanhola para repudiar o plano de privatização da gestão hospitalar.

Indignação e luta

Cerca de 15 mil curdos, vindo de vários países europeus, manifestaram-se, no sábado, 12, em Paris, exprimindo a sua indignação ante o cruel assassínio de três activistas ligadas ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

 

França faz guerra no Mali

O presidente francês oficializou, dia 11, a intervenção militar no território do Mali, a pretexto de travar o avanço para o Sul dos rebeldes islamitas. Numa declaração no Eliseu, François Hollande disse ter respondido «ao pedido de ajuda do presidente do Mali,...

Zona euro em recessão

A economia da zona euro voltou a contrair-se no terceiro trimestre de 2012, com o Produto Interno Bruto (PIB) a cair 0,1 por cento em relação aos três meses anteriores, entrando em recessão técnica. Dados do Eurostat divulgados dia 9 indicam em contrapartida que, no conjunto dos 27...

Os «pan-europeus»

LUSA As contradições entre as principais potências da UE agudizam-se. O braço de ferro entre elas acentua-se. Neste período de aprofundamento da crise na e da UE, o processo de concertação e rivalidade entre elas eleva-se a um patamar superior....