NATO suspende formação
As forças ocupantes do Afeganistão suspenderam o treino de candidatos às forças de segurança do país. De acordo com o porta-voz do bloco militar imperialista no território, a medida deve-se à crescente infiltração de talibãs nas acções de formação e aos consequentes ataques contras militares da ISAF por parte de membros da polícia e exército afegãos.
Só este ano já terão morrido cerca de 50 soldados da NATO em resultado de disparos realizados por membros das forças de segurança do Afeganistão, isto é, 14 por cento do total das baixas admitidas pelos ocupantes no decurso de 2012. O último caso foi a execução de três soldados australianos na província de Uruzgan.
Desde Agosto, o presidente títere do país, Hamid Karzai, já demitiu os ministros da Defesa e Interior, e o titular dos serviços secretos, tidos como responsáveis pela não detecção dos vínculos entre forças afegãs e os talibãs.
Especialistas ouvidos pela AFP consideram que a dimensão assumida pelos chamados ataques internos contra o contingente da ISAF representa um fenómeno inédito nas guerras modernas, sem paralelo, notaram à agência, face ao sucedido no Iraque ou Vietname.