Encontro Concelhio da CDU de Sintra

Alternativa que se reforça

Image 10727

Dezenas de activistas da CDU reuniram-se sábado, 9, no salão dos Bombeiros Voluntários do Algueirão, num Encontro Concelhio onde se prestaram contas da actividade desenvolvida e se projectou a afirmação da alternativa que se reforça com a intensificação da luta.

As mais de 20 intervenções centraram-se no balanço do trabalho realizado nas instituições, onde os eleitos da CDU assumiram importantes responsabilidades e têm obra feita em prol das populações, e fora delas, nas ruas, dando voz à reivindicação, à denúncia e ao protesto em torno das questões que exigem resolução e dos problemas persistentes nas freguesias e no concelho.

No Encontro, os participantes aprovaram por unanimidade uma resolução na qual se sublinha que a Coligação prosseguirá a luta de massas contra o pacto de agressão e as consequências que este instrumento de ajuste de contas com Abril faz sentir em Sintra. É o caso da chamada reforma administrativa que pretende liquidar cerca de metade das 20 freguesias do concelho, bem como a chamada Lei dos Compromissos, que impõe o estrangulamento dos municípios e propicia a extinção e/ou a privatização de importantes serviços públicos, o despedimento de funcionários ou a sua mobilidade forçada.

 

Flagelo social

 

A CDU sublinhou ainda os eixos essenciais da sua intervenção numa Resolução aprovada por unanimidade, frisando a prioridade para a defesa dos trabalhadores e dos seus direitos económicos e sociais, do direito aos serviços públicos de Saúde, Educação e Transportes, da capacidade produtiva instalada em Sintra, do aproveitamento dos recursos e potencialidades e da implementação de políticas locais que promovam o progresso, bem-estar e desenvolvimento harmonioso do concelho, bem como o intransigente combate a todas as medidas que prossigam o roubo e empobrecimento da generalidade do povo, o aumento da exploração, o desprezo pelas dificuldades, necessidades e aspirações de largas camadas sociais e de amplos sectores antimonopolistas.

Rogério Cassona, da direcção do Partido Ecologista «Os Verdes», e José Casanova, membro do Comité Central do PCP, encerraram o Encontro saudando o conhecimento detalhado dos principais flagelos que afectam o concelho demonstrado pelos presentes e a determinação em resistir e alargar a mobilização em torno da resolução das questões concretas e da construção da alternativa para Sintra e para Portugal.



Mais artigos de: Nacional

Todos os votos contam!

A CDU começou a distribuir à população dos Açores o seu «presta contas», onde dá a conhecer a actividade desenvolvida ao longo da presente legislatura.

Espaço de luta e de literatura

Milhares de pessoas, portuguesas e estrangeiras, já visitaram a Fundação Saramago, inaugurada no dia 14 de Junho na presença de várias personalidades da área da cultura e da política, entre eles o Secretário-geral do PCP.

 

Pelo fim dos exames nacionais

Cerca de três mil pessoas deram a cara, em www.facebook.com/groups/399363180106882/, numa «Carta Aberta pelo Fim dos Exames Nacionais», entregue, segunda-feira, na Assembleia da República.

Bolseiros protestam em Coimbra

Para ontem, na Praça D. Dinis, em Coimbra, estava prevista uma iniciativa de protesto contra as medidas desenvolvidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), relativamente aos bolseiros de...

Cultura na rua!

No dia 23 de Junho, no Porto, o Movimento «Manifesto em Defesa da Cultura», em colaboração com o Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, vai encher os «céus da cidade» com balões de S. João carregados da...

Protesto em Silveiras

Convocada pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Montemor-o-Novo (CUSP), uma centena de pessoas participou, no dia 14, numa concentração em Silveiras para exigir a reposição das consultas médicas à quinta-feira,...

Vigília em Nelas

No dia 11, os movimentos cívicos de Nelas e Carvalhal Redondo, a Associação dos ex-Trabalhadores das Minas de Urânio e a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Saúde do Distrito de Setúbal estiveram reunidos para analisar a situação dos...

Em defesa das freguesias de Lisboa

No Bairro de Alfama, uma «decoração especial» acompanhou a procissão de Santo António, na qual participou António Costa, presidente da Câmara de Lisboa e dirigente do PS, impulsionador da legislação para extinguir freguesias e...