Evocar o General Vasco Gonçalves

Com o objectivo de preservar a memória do General Vasco Gonçalves, a Associação Conquistas da Revolução promoveu, segunda-feira, uma romagem no cemitério do Alto do São João, em Lisboa.

No sétimo aniversário da sua morte, junto ao talhão dos combatentes, largas dezenas de pessoas escutaram a intervenção de Manuel Begonha, presidente da Associação, que valorizou a figura ímpar de Vasco Gonçalves. «Possuía uma enorme fraternidade e respeito pelo povo português», salientou, não esquecendo Aida Gonçalves, «notável mulher do nosso General, que sempre esteve a seu lado, dando-lhe um suporte muito valioso em todas as ocasiões, mesmo as mais difíceis».

Referindo-se ao presente, Manuel Begonha condenou a reconstituição dos antigos grupos económicos e a formação de outros. «O poder económico condiciona o poder político, alterando as regras de democracia e a própria Constituição», destacou, acusando os nossos governantes de «incompetentes, imaturos e prepotentes».

No dia 30, na Casa do Alentejo, em Lisboa, às 15 horas, terá lugar uma outra iniciativa de homenagem ao General Vasco Gonçalves, promovida pela Associação Conquistas da Revolução.



Mais artigos de: Nacional

Governo ataca Poder Local

Milhares de pessoas manifestaram-se domingo, em Barcelos, contra o projecto de liquidação de freguesias, propósito inseparável da ofensiva do Governo ao Poder Local democrático e do ataque em curso aos direitos e interesses dos trabalhadores e da população.

Gota escondida com o copo de fora!

Deputados do PSD e CDS apresentaram, a 31 de Maio, o projecto de resolução n.º 325 em que, dissimulados num conjunto de pseudo-boas intenções, se procura camuflar os três eixos centrais da sua política para o sector da água: aumento brutal das tarifas, retirada das competências aos municípios e privatização dos serviços.

JCP contra «casas de correcção»

As alterações apresentadas pelo Governo ao diploma do Estatuto do Aluno são, para a JCP, «inaceitáveis» uma vez que vão transformar a escola pública «numa casa de punição», sem apresentar qualquer medida pedagógica de combate ao abandono, insucesso e violência em meio escolar.

CDU defende mais investimentos

A CDU no Porto condena o falhanço da política de habitação e de reabilitação urbana levada a cabo pela coligação PSD/CDS que governa a cidade, não esquecendo as responsabilidades da gestão do PS, que deixou os bairros municipais num estado de degradação habitacional.

PEV interroga Governo

José Luís Ferreira, deputado do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), criticou a situação que se vive nos estaleiros navais em Portugal, pedindo ao Governo que aposte na construção e reparação naval. Numa pergunta ao Governo, o deputado refere que a...