PEV interroga Governo
José Luís Ferreira, deputado do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), criticou a situação que se vive nos estaleiros navais em Portugal, pedindo ao Governo que aposte na construção e reparação naval.
Numa pergunta ao Governo, o deputado refere que a passagem do Estaleiro do Arsenal do Alfeite para Sociedade Anónima levou a que este tenha «definhado e descaracterizado», considerando que foi um «empurrão para a destruição».
Sobre os Estaleiros Navais do Mondego, José Luís Ferreira refere que o Executivo PSD/CDS «assistiu à liquidação dos únicos estaleiros com capacidade para trabalhar em alumínio no País».
Em relação à Lisnave, o deputado do PEV afirma que se está a «perder qualidade fruto da política errada de recursos humanos, assente na contratação externa, precária e menos qualificada», enquanto os estaleiros de Viana do Castelo «continuam a sua agonia por falta de decisões políticas».
Neste sentido, José Luís Ferreira quer que o Governo esclareça que medidas vai tomar relativamente à construção e reparação naval e que explique quais os ganhos da passagem do Arsenal do Alfeite para Sociedade Anónima.
O deputado questiona também o Executivo sobre qual o local onde está a ser feita a manutenção e reparação dos barcos da Transtejo e Soflusa, empresas responsáveis pelas ligações fluviais no Tejo, uma vez que os barcos têm casco de alumínio e o único estaleiro habilitado já encerrou.