Estaleiros navais

PEV interroga Governo

José Luís Ferreira, deputado do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), criticou a situação que se vive nos estaleiros navais em Portugal, pedindo ao Governo que aposte na construção e reparação naval.

Numa pergunta ao Governo, o deputado refere que a passagem do Estaleiro do Arsenal do Alfeite para Sociedade Anónima levou a que este tenha «definhado e descaracterizado», considerando que foi um «empurrão para a destruição».

Sobre os Estaleiros Navais do Mondego, José Luís Ferreira refere que o Executivo PSD/CDS «assistiu à liquidação dos únicos estaleiros com capacidade para trabalhar em alumínio no País».

Em relação à Lisnave, o deputado do PEV afirma que se está a «perder qualidade fruto da política errada de recursos humanos, assente na contratação externa, precária e menos qualificada», enquanto os estaleiros de Viana do Castelo «continuam a sua agonia por falta de decisões políticas».

Neste sentido, José Luís Ferreira quer que o Governo esclareça que medidas vai tomar relativamente à construção e reparação naval e que explique quais os ganhos da passagem do Arsenal do Alfeite para Sociedade Anónima.

O deputado questiona também o Executivo sobre qual o local onde está a ser feita a manutenção e reparação dos barcos da Transtejo e Soflusa, empresas responsáveis pelas ligações fluviais no Tejo, uma vez que os barcos têm casco de alumínio e o único estaleiro habilitado já encerrou.



Mais artigos de: Nacional

Governo ataca Poder Local

Milhares de pessoas manifestaram-se domingo, em Barcelos, contra o projecto de liquidação de freguesias, propósito inseparável da ofensiva do Governo ao Poder Local democrático e do ataque em curso aos direitos e interesses dos trabalhadores e da população.

Gota escondida com o copo de fora!

Deputados do PSD e CDS apresentaram, a 31 de Maio, o projecto de resolução n.º 325 em que, dissimulados num conjunto de pseudo-boas intenções, se procura camuflar os três eixos centrais da sua política para o sector da água: aumento brutal das tarifas, retirada das competências aos municípios e privatização dos serviços.

JCP contra «casas de correcção»

As alterações apresentadas pelo Governo ao diploma do Estatuto do Aluno são, para a JCP, «inaceitáveis» uma vez que vão transformar a escola pública «numa casa de punição», sem apresentar qualquer medida pedagógica de combate ao abandono, insucesso e violência em meio escolar.

Evocar o General Vasco Gonçalves

Com o objectivo de preservar a memória do General Vasco Gonçalves, a Associação Conquistas da Revolução promoveu, segunda-feira, uma romagem no cemitério do Alto do São João, em Lisboa. No sétimo aniversário da sua morte, junto ao...

CDU defende mais investimentos

A CDU no Porto condena o falhanço da política de habitação e de reabilitação urbana levada a cabo pela coligação PSD/CDS que governa a cidade, não esquecendo as responsabilidades da gestão do PS, que deixou os bairros municipais num estado de degradação habitacional.