9.º Congresso da US Aveiro

Com a par­ti­ci­pação de 171 de­le­gados (em re­pre­sen­tação de 18 sin­di­catos, da In­ter­jovem e da Inter-Re­for­mados) e de cerca de três de­zenas de con­vi­dados, re­a­lizou-se no dia 30 de Março, sexta-feira, o 9.º Con­gresso da União dos Sin­di­catos de Aveiro, em cujo en­cer­ra­mento in­ter­veio o Se­cre­tário-geral da CGTP-IN, Ar­ménio Carlos.

A reu­nião magna da es­tru­tura dis­trital da In­ter­sin­dical de­correu no Centro Cul­tural de Con­gressos de Aveiro. Por una­ni­mi­dade, os de­le­gados apro­varam al­te­ra­ções aos Es­ta­tutos, o Re­la­tório de Ac­ti­vi­dades desde o an­te­rior con­gresso (Abril de 2008) e o Pro­grama de Acção para os pró­ximos quatro anos. Para um man­dato de quatro anos, foi eleita a Di­recção da União, com­posta por 34 ele­mentos, com uma média etária de 44 anos; me­tade dos di­ri­gentes in­tegra este órgão pela pri­meira vez.



Mais artigos de: Trabalhadores

Ânimo e firmeza na <i>Cerâmica de Valadares</i>

Já no final da reu­nião, num café-res­tau­rante perto da fá­brica, vem a no­tícia de mais um com­pro­misso da ad­mi­nis­tração quanto aos prazos para re­toma da la­bo­ração, in­ter­rom­pida três se­manas antes para lim­peza e ma­nu­tenção. Com jus­ti­fi­cada re­serva quanto ao cum­pri­mento da pa­lavra dada, o com­pro­misso é re­ce­bido como mais uma vi­tória da luta dos tra­ba­lha­dores.

 

Por melhores salários

Os tra­ba­lha­dores da Por­tucel, em Se­túbal, da Atlantis Vista Alegre, em Al­co­baça, e da Dura Au­to­mo­tive, na Guarda, estão entre aqueles que de­ci­diram en­trar em greve.

Via para empobrecer

Mal en­traram em vigor as graves al­te­ra­ções ao re­gime de pro­tecção no de­sem­prego, o Eu­rostat mos­trou nú­meros que de­nun­ciam um novo au­mento do nú­mero de de­sem­pre­gados e co­locam Por­tugal em ter­ceiro lugar entre os 27 países da UE.

A greve geral continua

De­pois dos casos de­nun­ci­ados du­rante a greve geral, que ten­tavam re­frear a dis­po­sição de luta dos tra­ba­lha­dores, também as pres­sões contra quem aderiu à luta têm agora res­posta firme.

Contra cortes

Os barcos da Transtejo não circularam nas horas de ponta, de manhã e de tarde, no dia 28 de Março, devido à muito elevada adesão dos trabalhadores à greve de três horas por turno, convocada pela Fectrans/CGTP-IN, por sindicatos não filiados e pela CT. A luta é...

Novo golpe no subsídio de doença

«Uma majoração de 5 por cento no subsídio de doença, para os beneficiários cuja remuneração de referência seja igual ou inferior a 500 euros, que tenham três ou mais descendentes a cargo, com idades até 16 anos, ou até 24 anos, se receberem...

Reformados do <i>Totta</i> exigem 14.º mês

Mais de uma centena de reformados do Banco Santander Totta concentraram-se no dia 28 de Março, frente à sede do banco, em Lisboa, para exigirem o pagamento do 14.º mês (subsídio de Natal), que deveriam ter recebido em Janeiro, tal como sucedia nos anos anteriores e como já aconteceu...