Encontro Nacional no Seixal

Jovens defendem a Constituição

A Plataforma 35.º aniversário da Constituição da República Portuguesa (CRP) vai realizar, sábado, no Fórum Cultural do Seixal, um Encontro Nacional com o lema «Juventude com Futuro é com a Constituição do Presente».

Esta iniciativa conta com a participação de diversas associações, estruturas juvenis e outras organizações, e tem como objectivo a criação de um espaço em que se aprofunde o debate sobre os reais problemas que a juventude portuguesa atravessa e a discussão acerca da importância e centralidade da CRP, bem como dos direitos nela consagrados.

«Ao longo das últimas décadas, a situação da juventude portuguesa vem-se degradando e tornando cada vez mais difícil a vida de cada jovem», lê-se no Manifesto da Plataforma, onde se alerta para os problemas com a educação, a habitação, a cultura, o desporto, as guerras e os atropelos às liberdades e garantias de expressão e de associação. «Sabemos que os problemas que sentimos na pele todos os dias têm responsáveis e são resultado de políticas que preferem privilegiar os interesses de alguns em detrimento do interesse e dos direitos de todos», lê-se no documento, onde se exige ainda que a Constituição se «cumpra» e se «efective» para que «os jovens e todos os portugueses possam ter uma vida melhor, de realização pessoal e colectiva».



Mais artigos de: Nacional

Um passo na liquidação de direitos<br>e no empobrecimento dos portugueses

A proposta de alteração à Lei do Arrendamento Urbano, apresentada pelo Governo, caso venha a ser aprovada e promulgada, altera profundamente o quadro legal existente, prevendo-se que milhares de famílias sejam sumariamente despejadas, particularmente as dos estratos mais carenciados da população, e inúmeros pequenos estabelecimentos e lojas encerrados. Invocando falsos objectivos e pressupostos, o que o Executivo PSD/CDS tem em vista é instituir um indisfarçável instrumento concebido para servir os interesses dos senhorios e do capital financeiro e da sua actividade especulativa no imobiliário.

Calamidade nacional

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) reclama medidas excepcionais que compensem os agricultores pelos prejuízos causados pela seca. O Governo subestima a gravidade da situação.

Não à guerra no Médio Oriente

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) lançou uma campanha que procura «sensibilizar, debater e informar» sobre a «cada vez mais real possibilidade de um ataque militar externo à Síria e ao Irão». No âmbito desta campanha,...

Produtores de arroz prejudicados pelo Governo

A Associação de Agricultores do Distrito de Setúbal e os pequenos e médios agricultores da região, produtores de arroz que não possuem secadores, foram surpreendidos com o anúncio, pelo Governo, da venda em hasta pública, no dia 14 de Março, do Centro de...

Solidariedade com os trabalhadores dos Estaleiros Navais

Na última sessão da Assembleia Municipal de Ponte de Lima, realizada no dia 24, os eleitos da CDU manifestaram a sua «profunda solidariedade» para com os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que enfrentam «a maior ofensiva da sua...