100.º dia de greve na siderurgia grega

Até à vitória

Os 400 operários da siderurgia grega Helliniki Halivourgia assinalaram, dia 9, o seu centésimo dia de greve, decidindo continuar a sua luta contra a arbitrariedade e a chantagem patronal que pretende reduzir os salários em 50 por cento.

Durante este período, um importante movimento de solidariedade, organizado através dos sindicatos da Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME), permitiu prestar apoio financeiro e fornecer alimentos e outros produtos essenciais à subsistência dos grevistas e das suas famílias.

No plano internacional, partidos, sindicatos e outras organizações de dezenas de países têm expressado a solidariedade à luta heróica deste operários.



Mais artigos de: Europa

A hora é do povo

Centenas de milhares de pessoas manifestaram-se, no domingo, pelo terceiro dia consecutivo, em Atenas e muitas outras cidades da Grécia, contra o novo pacote de cortes imposto pela troika ao país.

Direitos arrasados

As duas principais centrais sindicais espanholas, CCOO e UGT, anunciaram a realização de uma jornada nacional de protesto, no próximo domingo, 19, contra a reforma laboral aprovada na semana passada pelo governo conservador de Mariano Rajoy.

A realidade do desemprego

Segundo os dados do último inquérito sobre a população activa, citado na introdução do decreto que estabelece as medidas para a reforma laboral (Boletín Oficial del Estado, 11.02), o número de desempregados em Espanha é de 5 273 600 pessoas, tendo sofrido uma...

O pacto, o tratado e a luta

A aplicação do pacto de agressão FMI-UE/PS-PSD-CDS vem agravando todos os problemas nacionais, inclusivamente aquele que, alegadamente, o teria justificado: o insustentável peso da dívida externa e os juros insuportáveis exigidos pelos...