Centenas de iniciativas por todo o País

Cerrar fileiras para os combates que aí vêm

Image 7060

Con­tinua a chegar ao Avante! a in­for­mação de múl­ti­plas ini­ci­a­tivas co­me­mo­ra­tivas dos 90 anos do Par­tido. Al­moços, jan­tares, de­bates, con­ví­vios e ex­po­si­ções dão o mote para falar do Par­tido e da sua his­tória, da sua luta e do seu pro­jecto e, so­bre­tudo, para cerrar fi­leiras para os duros com­bates que es­peram os co­mu­nistas no fu­turo pró­ximo.

Em Lisboa, a cé­lula do Par­tido no mu­ni­cípio co­me­morou o ani­ver­sário num jantar re­a­li­zado no re­fei­tório mu­ni­cipal do Com­plexo dos Oli­vais II, local em­ble­má­tico e si­nó­nimo de muitas lutas tra­vadas pelos tra­ba­lha­dores. Es­ti­veram pre­sentes mais de cem mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes do PCP, que ou­viram aten­ta­mente a in­ter­venção de Fran­cisco Lopes, da Co­missão Po­lí­tica e do Se­cre­ta­riado do CC. O mo­mento foi apro­vei­tado para en­tregar os car­tões do Par­tido aos novos mi­li­tantes. No jantar a cé­lula re­cebeu uma oferta es­pe­cial – um quadro, ofe­re­cido por uma sim­pa­ti­zantes – e ofe­receu à di­recção do Par­tido, na pessoa de Fran­cisco Lopes, uma peça exe­cu­tada com des­per­dí­cios de má­quinas efec­tuada por um tra­ba­lhador da Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa.

No con­celho de Vila Franca de Xira, o al­moço con­ce­lhio co­me­mo­ra­tivo dos 90 anos do Par­tido re­a­lizou-se no Centro de Con­vívio Álvaro Pi­nheiro, no So­bra­linho, e contou com a pre­sença de 200 pes­soas. In­ter­veio Fran­cisco Lopes e os pre­sentes ti­veram ainda a opor­tu­ni­dade de as­sistir a um do­cu­men­tário sobre a his­tória do PCP.

José Au­gusto Es­teves, da Co­missão Cen­tral de Con­trolo, foi um dos ora­dores no jantar re­a­li­zado no dia 12 na Ma­rinha Grande. Com o salão da sede da Ordem com­ple­ta­mente cheio, o di­ri­gente co­mu­nista falou de 90 anos de «inin­ter­rupto com­bate feito de amor à li­ber­dade, co­ragem, des­pren­di­mento re­vo­lu­ci­o­nário e de­di­cação sem li­mites à causa eman­ci­pa­dora da classe ope­rária e dos tra­ba­lha­dores, à causa do so­ci­a­lismo e do co­mu­nismo». A grande ovação da noite foi para a evo­cação do grande obreiro do PCP que foi Álvaro Cu­nhal. Fi­lipe An­drade, do CC, falou da in­ter­venção do Par­tido no con­celho. As co­me­mo­ra­ções na Ma­rinha Grande ini­ci­aram-se na se­mana an­te­rior com a evo­cação da me­mória do co­mu­nista ma­ri­nhense, re­cen­te­mente de­sa­pa­re­cido, Jo­a­quim Gomes, e pro­longam-se até Março de 2012.

Em Santa Maria da Feira, dis­trito de Aveiro, as co­me­mo­ra­ções ini­ci­aram-se com um ple­nário de mi­li­tantes que contou com a par­ti­ci­pação de Carlos Gon­çalves, da Co­missão Po­lí­tica. Para além da aná­lise da si­tu­ação local e na­ci­onal, o di­ri­gente do PCP anun­ciou a re­a­li­zação, em Maio de Junho, de uma sessão pú­blica em torno das Obras Es­co­lhidas de Álvaro Cu­nhal e um con­vívio po­pular a ter lugar no Centro de Tra­balho do Par­tido.

Na Quinta do Conde, em Se­simbra, o ani­ver­sário foi as­si­na­lado com um al­moço que contou com a pre­sença de uma cen­tena de pes­soas. Nas in­ter­ven­ções de José Pe­reira, do CC, Vítor An­tunes e Fran­cisco Cor­deiro es­ti­veram pre­sentes a si­tu­ação di­fícil por que passam os pes­ca­dores e os en­traves à acção do poder local – a Junta de Fre­guesia da Quinta do Conde é das que menos re­cebe por eleitor a nível na­ci­onal. Foi ainda feito um forte apelo ao re­forço da or­ga­ni­zação do Par­tido. De­pois do al­moço re­a­lizou-se no mesmo local um ple­nário que elegeu os de­le­gados da fre­guesia à 8.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal do PCP, a ter lugar em Abril, em Al­mada.

Em Vila Real de Santo An­tónio, de­zenas de pes­soas par­ti­ci­param no al­moço co­me­mo­ra­tivo do ani­ver­sário do Par­tido e ou­viram Ângelo Barão re­ferir-se ao re­forço do Par­tido no con­celho. Já em Peso da Régua, os 90 mi­li­tantes e sim­pa­ti­zantes pre­sentes ou­viram Mar­ga­rida Bo­telho, da Co­missão Po­lí­tica, e Ga­briela Gui­ma­rães, da Co­missão Con­ce­lhia. Em Man­gualde e Ton­dela, no dis­trito de Viseu, houve duas grandes ini­ci­a­tivas, que con­taram com a pre­sença de Vla­di­miro Vale, da Co­missão Po­lí­tica, e Ilda Fi­guei­redo, do CC, res­pec­ti­va­mente.



Mais artigos de: PCP

Há soluções para sair do atoleiro

Mais de 1500 pes­soas par­ti­ci­param, do­mingo, em Mora, num al­moço re­gi­onal do Alen­tejo para co­me­morar os 90 anos de vida e de luta do PCP. Um grande mo­mento de afir­mação do Par­tido, com Je­ró­nimo de Sousa a evocar Álvaro Cu­nhal, «cons­trutor» e «lu­tador de uma vida in­teira», e a va­lo­rizar «a grande ma­ni­fes­tação na­ci­onal» da CGTP-IN contra o de­sem­prego, as in­jus­tiças e as de­si­gual­dades, pela mu­dança po­lí­tica.

Um presente cheio de significado

O Secretário-geral do PCP recebeu, no dia 17, das mãos de alguns dos seus autores, o livro Contributo para a História do Movimento Operário e Sindical, editado pela CGTP-IN por ocasião do seu 40.º aniversário, assinalado em Outubro passado. Com...

Aumentos para engordar petrolíferas

O PCP pro­moveu, na se­gunda-feira, em todo o País, uma acção na­ci­onal de pro­testo contra o au­mento dos preços dos com­bus­tí­veis que, ga­rante, serve para en­gordar os lu­cros das pe­tro­lí­feras.

Exploração «legalizada»

O País assistiu, na semana passada, ao protesto dos empresários do sector do transporte de mercadorias (mal apelidado «greve dos camionistas») e ao acordo entretanto atingido entre estes e o Governo. Num comunicado de dia 16, o PCP reagiu a estes acontecimentos considerando ser...

Eliminar a discriminação racial

O PCP con­si­dera que os tra­ba­lha­dores por­tu­gueses e imi­grantes «devem ser iguais em di­reitos e a luta pela igual­dade tem de ser um ob­jec­tivo cen­tral de uma ver­da­deira po­lí­tica de­mo­crá­tica de imi­gração».

<i>TAP</i> quer cortar nas tripulações

O PCP está a alertar os tripulantes de cabine da TAP para as previsíveis consequências das recentes decisões da administração em reduzir as tripulações. Esta medida surge embrulhada com o roubo dos salários do PEC 3, apesar de não ser assunto de...

Governo tem política antipatriótica

Na reunião recentemente realizada do Organismo de Coordenação da Emigração na Europa do PCP (OCEE), que contou com a presença de Rosa Rabiais, do Comité Central, esteve presente a lamentável situação em que se encontra o ensino do Português. No...

Resíduos perigosos em São Pedro da Cova

A avaliação técnico-científica aos resíduos da ex-Siderurgia Nacional depositados em São Pedro da Cova, concelho de Gondomar, confirmou a sua toxicidade e perigosidade para a população, sobretudo pelos altos teores de chumbo aí encontrados. Num comunicado de...