80.º aniversário do Avante!

Comemorações em todo o País

Por todo o País há iniciativas de comemoração do 80.º aniversário do Avante!. O director do jornal e membro do Comité Central do PCP, José Casanova, esteve no sábado num almoço comemorativo na Amadora, no qual participou cerca de uma centena de pessoas. Na ocasião, José Casanova relembrou o percurso do órgão central do PCP desde a sua fundação até aos dias de hoje – sublinhando que, no passado (com a censura fascista) como no presente (em que uma outra «censura» ao serviço do grande capital, proprietário dos média dominantes, procede a idêntico silenciamento) – o Avante! foi e é «a voz dos que não têm voz».

No dia seguinte, num convívio em Santa Iria de Azóia, o director do Avante! falou da história do jornal – desde os tempos complexos e difíceis da clandestinidade até aos dias de hoje, diferentes mas igualmente difíceis e complexos – e sublinhou a singularidade do Avante! em relação à restante imprensa. Acentuou ainda a importância de aumentar as vendas e o número de leitores do jornal, designadamente com a intensificação das vendas de rua. Os militantes da freguesia informaram sobre o êxito que foi a venda especial do Avante! relativo ao aniversário.

Na noite de sexta-feira, realizou-se o tradicional jantar de Faro, que contou este ano com a presença de Gustavo Carneiro, chefe de redacção adjunto do Avante! e membro do Comité Central. Perante largas dezenas de pessoas, falou dos desafios que se colocam à imprensa comunista: «trata-se, uma vez mais, de noticiar o que poucos ou nenhuns noticiam, de desmontar as mensagens veiculadas pela restante comunicação social.» Dois dias depois, em Lagos, o mesmo elemento referiu-se à importância do Avante! para o próprio funcionamento do Partido: um militante que leia regularmente o jornal está «mais bem preparado para cumprir o seu papel de comunista, no sindicato, na empresa ou na associação». No dia 16, em Loures, num lanche comemorativo do 80.º aniversário, tinha já apelado a que se potenciasse as possibilidades de alargamento das vendas do jornal reveladas pela venda especial da semana anterior.

Leandro Martins, membro do Comité Central, esteve no sábado em Alhos Vedros, em Palmela, a falar com cerca de três dezenas de pessoas sobre a história e a importância do jornal. O antigo chefe de redacção do Avante!, depois de ter visitado a exposição de vários exemplares da imprensa clandestina, referiu-se ao jornal como sendo o único que, sendo a voz dos comunistas, transmite o ponto de vista dos trabalhadores e dá notícia das suas lutas em Portugal e no mundo. Muitos dos presentes sublinharam a necessidade de ler mais o Avante! e de alargar a sua distribuição.

Hugo Janeiro, jornalista do Avante!, jantou no dia 18 em Vila Real de Santo António com cerca de 30 militantes e simpatizantes do Partido. Na sua intervenção, destacou alguns aspectos da heróica história do Avante! – que nunca se coibiu, em nenhuma circunstância, de levar aos trabalhadores e ao povo a visão dos comunistas sobre a realidade e as suas propostas revolucionárias.



Mais artigos de: PCP

O País não está condenado ao atraso

Mantendo a mesma política, o País não conseguirá dar resposta ao declínio económico e social que permanece e se acentua, afirmou o Secretário-geral do PCP numa sessão pública em Aveiro.

 

Ler e reler, estudar e compreender

Nas mãos dos comunistas, a obra teórica de Álvaro Cunhal é uma arma para a luta que o Partido trava, afirmou Rui Mota, das Edições Avante!, na apresentação na Covilhã do Tomo III das Obras Escolhidas.

PCP vota censura

O PCP pronunciou-se, no dia 19, sobre a moção de censura anunciada pelo BE e o seu sentido de voto. Transcrevemos em seguida a posição do PCP, expressa numa nota do seu Gabinete de Imprensa: «A situação do País, marcada por uma das mais violentas ofensivas contra...

Proposta precária

A proposta de lei do Governo relativa à certificação dos maquinistas de locomotivas e comboios virá precarizar ainda mais o trabalho e intensificar a exploração, alerta o PCP.

Uma nova etapa que começa

Depois de cinco anos de emissões, a Comunic – rádio do PCP na Internet, chegou ao fim. Para o PCP, a decisão de não prolongar as actuais emissões decorre de uma avaliação sobre a própria evolução do sítio do Partido na Internet, onde a...

<i>Venha cá</i> ver como é...

Não é a alegria e a boa disposição do anúncio da televisão que impera entre os trabalhadores da cadeia Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins. A afirmação é do Organismo do PCP para as Grandes Superfícies de Lisboa que...

Não calam os comunistas!

O PCP recebeu uma notificação da Câmara Municipal de Gaia relativa à colocação de propaganda. A vereadora Mercês Ferreira, que assina a notificação, afirma que o Partido colocou cartazes em fachadas de vários prédios o que «contraria o...

90.º aniversário do PCP

O Avante! assinala no próximo número o 90.º aniversário do PCP com uma edição especial. As organizações que pretendam reforçar as suas encomendas devem fazê-lo até 28 de Fevereiro junto da Editorial Avante!