Vila Nova de Gaia

Não calam os comunistas!

O PCP re­cebeu uma no­ti­fi­cação da Câ­mara Mu­ni­cipal de Gaia re­la­tiva à co­lo­cação de pro­pa­ganda. A ve­re­a­dora Mercês Fer­reira, que as­sina a no­ti­fi­cação, afirma que o Par­tido co­locou car­tazes em fa­chadas de vá­rios pré­dios o que «con­traria o Re­gu­la­mento Mu­ni­cipal de Pro­pa­ganda», ame­a­çando com uma coima e ma­ni­fes­tando a in­tenção de re­mover a re­fe­rida pro­pa­ganda no prazo de 10 dias.

Numa nota de im­prensa emi­tida no dia 18, a Co­missão Con­ce­lhia do Par­tido acusa o exe­cu­tivo mu­ni­cipal e a ve­re­a­dora de men­tirem quando afirmam que o PCP co­locou car­tazes nas fa­chadas de quais­quer edi­fí­cios. A pro­pa­ganda da cam­panha na­ci­onal Por­tugal a Pro­duzir foi co­lo­cada em es­tru­turas do PCP pró­prias para o efeito e em muros, pon­tões e lo­cais de acesso a auto-es­tradas, su­per­fí­cies que não são abran­gidas por qual­quer proi­bição. A ve­re­a­dora Mercês Fer­reira «des­co­nhece, ou pelo menos assim pa­rece, as leis deste país», sus­tentam os co­mu­nistas.

Assim como «não sabe ou não per­cebe que o Re­gu­la­mento Mu­ni­cipal não está acima da Cons­ti­tuição da Re­pú­blica (Artº. 37) nem dos Pa­re­ceres do Tri­bunal Cons­ti­tu­ci­onal re­la­tivos à Lei da Pro­pa­ganda». Pa­re­ceres estes que «sal­va­guardam a le­ga­li­dade da afi­xação de ma­te­rial de pro­pa­ganda po­lí­tica nos lo­cais re­fe­ren­ci­ados e em muitos ou­tros que o PCP opta por não uti­lizar», pros­segue a Co­missão Con­ce­lhia.

Para o PCP, trata-se de mais um «epi­sódio in­feliz nesta no­vela que a Câ­mara Mu­ni­cipal de Gaia pro­ta­go­niza» contra a ac­ti­vi­dade, a de­núncia e as pro­postas do Par­tido, que vi­si­vel­mente a in­co­modam. «Mas o que o exe­cu­tivo da Câ­mara Mu­ni­cipal de Gaia não pode fazer, mesmo pre­ten­dendo, é co­locar-se acima da lei e da de­mo­cracia. Mesmo que­rendo, não pode nem ca­lará o PCP.» A pro­pa­ganda re­la­tiva ao 90.º ani­ver­sário do Par­tido será as­si­na­lada nos lo­cais de sempre, pois o PCP «não ab­dica do seu di­reito de in­ter­venção e afir­mação po­lí­ticas».



Mais artigos de: PCP

O País não está condenado ao atraso

Man­tendo a mesma po­lí­tica, o País não con­se­guirá dar res­posta ao de­clínio eco­nó­mico e so­cial que per­ma­nece e se acentua, afirmou o Se­cre­tário-geral do PCP numa sessão pú­blica em Aveiro.

 

Ler e reler, estudar e compreender

Nas mãos dos co­mu­nistas, a obra teó­rica de Álvaro Cu­nhal é uma arma para a luta que o Par­tido trava, afirmou Rui Mota, das Edi­ções Avante!, na apre­sen­tação na Co­vilhã do Tomo III das Obras Es­co­lhidas.

PCP vota censura

O PCP pronunciou-se, no dia 19, sobre a moção de censura anunciada pelo BE e o seu sentido de voto. Transcrevemos em seguida a posição do PCP, expressa numa nota do seu Gabinete de Imprensa: «A situação do País, marcada por uma das mais violentas ofensivas contra...

Proposta precária

A pro­posta de lei do Go­verno re­la­tiva à cer­ti­fi­cação dos ma­qui­nistas de lo­co­mo­tivas e com­boios virá pre­ca­rizar ainda mais o tra­balho e in­ten­si­ficar a ex­plo­ração, alerta o PCP.

Uma nova etapa que começa

Depois de cinco anos de emissões, a Comunic – rádio do PCP na Internet, chegou ao fim. Para o PCP, a decisão de não prolongar as actuais emissões decorre de uma avaliação sobre a própria evolução do sítio do Partido na Internet, onde a...

Comemorações em todo o País

Por todo o País há iniciativas de comemoração do 80.º aniversário do Avante!. O director do jornal e membro do Comité Central do PCP, José Casanova, esteve no sábado num almoço comemorativo na Amadora, no qual participou cerca de uma centena de pessoas....

<i>Venha cá</i> ver como é...

Não é a alegria e a boa disposição do anúncio da televisão que impera entre os trabalhadores da cadeia Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins. A afirmação é do Organismo do PCP para as Grandes Superfícies de Lisboa que...

90.º aniversário do PCP

O Avante! assinala no próximo número o 90.º aniversário do PCP com uma edição especial. As organizações que pretendam reforçar as suas encomendas devem fazê-lo até 28 de Fevereiro junto da Editorial Avante!