A compensação salarial é necessária

Repudiando os cortes salariais anunciados pelo Governo para os funcionários públicos, os sindicatos da Função Pública e da Administração Local consideram de elementar justiça os mecanismos de compensação salarial adoptados pelo Governo Regional dos Açores.

Ao lembrar que a Região Autónoma «é a mais pobre do País, tem o custo de vida mais alto, o salário médio mais baixo e uma estrutura económica muito repartida e débil», e os factores de insularidade, o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores, da CGTP-IN, dia 9, em conferência de imprensa na cidade da Horta, Ilha do Faial, acusou «várias figuras políticas, incluindo o Presidente da República», de terem, a este propósito, «produzido comentários, pelo menos, levianos, apressados, pouco reflectidos e desajustados em relação à matéria em questão».

Face às medidas «muito violentas e injustas» constantes no Orçamento do Estado para 2011, o sindicato considerou ser «estrita obrigação» do Governo Regional avaliar os efeitos daquelas medidas e procurar atenuá-los, explicou, na conferência de imprensa, o dirigente do sindicato, João Decq Mota.

Lembrando que a criação de mecanismos de compensação pela insularidade e o atraso regional tem sido reivindicação dos trabalhadores e do sindicato desde a década de 80, o dirigente sindical recordou que, por esse motivo foram criados, na década seguinte, o Complemento Regional ao Salário Mínimo Nacional, a Remuneração Complementar para a Administração Regional e Local, e o Complemento Regional de Pensão. Também a Lei das Finanças Regionais introduziu importantes reduções fiscais na região, recordou o sindicato.

Concordando com as compensações para os trabalhadores com salários mais baixos, o sindicato considera necessária uma «actualização adequada da Remuneração Complementar», pois aqueles funcionários já serão penalizados com o aumento do IVA e da contribuição para a Caixa Geral de Aposentações. Adoptar o corte salarial nos Açores «seria fazer tábua-rasa» de toda a doutrina autonómica que tem sido construída, considerou o sindicato.

 

Desprezo por quem trabalha

 

As declarações do Presidente da República, a este propósito, «constituem um deplorável acto de demagogia eleitoral e demonstram mais uma vez o desprezo que o cidadão Cavaco Silva nutre pelos trabalhadores», acusou, num comunicado de dia 10, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local.

Lembrando a situação de insularidade que vive o povo açoriano, o STAL/CGTP-IN também criticou Cavaco Silva por ter, «durante cinco anos», assistido «impávida e serenamente a lamentáveis e vergonhosos episódios de corrupção e de abuso de poder, sem que alguma vez tenha assumido, de forma efectiva, o seu papel de mais alto magistrado da nação». Para o sindicato, o comportamento do PR a este respeito acentuou «um comportamento de total desrespeito e desprezo pelos interesses e direitos dos trabalhadores, que constitui uma marca indelével desde os tempos de má memória» em que foi primeiro-ministro.

Reclamando equidade na adopção da medida do Governo Regional, o STAL considerou que, no entanto, ela requer «urgente correcção» pois continua a discriminar, «de forma injusta, os trabalhadores da Administração Local», que não estão abrangidos pela compensação salarial.



Mais artigos de: Trabalhadores

Natal de luta nas ruas

Insistindo nos principais motivos que justificaram a greve geral de 24 de Novembro, as estruturas da CGTP-IN estão a promover esta semana uma série de acções de luta e protesto.

Frente Comum repudia «prendas»

Os trabalhadores da Administração Pública concentram-se esta tarde diante do Ministério das Finanças para, antecipando o Natal, «prendarem» o Governo.

Lutar na segurança

Os profissionais das forças e serviços de segurança vão continuar a realizar protestos públicos, até para tal haver razões, garantiram dirigentes e activistas na concentração que anteontem teve lugar em S. Bento.

Demagogia e propaganda

A apresentação que o Governo fez dos resultados do Programa PISA, na semana passada, sobre a evolução do sistema educativo e o sucesso escolar em Portugal, foi «demagógica e orientada para a propaganda», acusou a Fenprof.

Lutas nos transportes

Uma concentração de representantes e activistas sindicais promovida pela Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações estava agendada para ontem, no Rossio, em Lisboa, «em defesa do serviço público de transportes e contra as...

<i>Páginas Amarelas</i>

Os trabalhadores da Páginas Amarelas entregaram, segunda-feira, no Ministério do Trabalho, um cabaz de Natal com uma carta remetida à ministra Helena André, onde lhe lembram que o despedimento colectivo de 70 trabalhadores «é ilegal e abusivo», e que «o poder...

Praças não se conformam

Praças dos três ramos das Forças Armadas participaram anteontem, ao fim da tarde, numa concentração que teve lugar na Praça do Município, em Lisboa, sob o lema «Não à resignação, não ao conformismo». A iniciativa da...

Directivas da discriminação

A pretexto da regulação dos fluxos migratórios, a União Europeia pretende estabelecer normas especiais, aplicáveis aos trabalhadores imigrantes oriundos de países terceiros, diferentes das que vigoram para os trabalhadores originários de estados-membros, o que é...

Aumento surpreendente da esperança de vida...

« É surpreendente que o aumento, entre 2009 e 2010, da esperança de vida aos 65 anos seja de 1,5 por cento», já que este indicador estatístico registou valores muito diferentes de 2006 para 2007 (0,6 por cento), entre 2007 e 2008 (0,8 por cento) e entre 2008 e 2009 (0,3 por...

Não à externalização na CML

A externalização de serviços da Câmara Municipal de Lisboa através da concessão da rede de saneamento em baixa à EPAL; da criação de serviços municipalizados para a recolha de resíduos urbanos; da atribuição da gestão de...

Síndrome nos Centros de Emprego

Um aluno do mestrado em Psicologia Social e das Organizações do ISCTE, solicitou a realização de um estudo para apurar o impacto do Sindrome de Burnot Profissional nos técnicos do Instituto do Emprego e Formação Profissional que atendem o público diariamente, mas...

Exploração sexual

«Estratégia de luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes» foi o tema de um seminário, nos dias 2 e 3, no Centro de Informação Urbana de Lisboa, promovido pela CGTP-IN com a Central Única de Trabalhadores, do Brasil, e o Conselho Nacional...