«As Sete Maravilhas»

Como já anotámos na semana passada, a RTP-1 meteu ombros à promoção de uma espécie de concurso, onde os votos dos telespectadores contribuirão para a selecção das chamadas «Sete Maravilhas Naturais de Portugal». Para o efeito, o programa da tarde «Verão Total», co-apresentado por João Baião e Sónia Araújo, criou um segmento «Especial» para se deslocar, ao vivo, aos locais em competição, abrindo espaço (e tempo de antena) à promoção de cada um deles, feita pelos respectivos autóctones.

Estes programas têm a notória vantagem de proporcionar aos telespectadores uma espécie de «visita guiada» aos lugares escolhidos, feita em registo ligeiro mas, sem dúvida, dando acesso a locais de privilegiada beleza natural, no nosso País.

Registamos as visitas ainda a realizar pela RTP-1, assinalando que todas as emissões começam às quatro da tarde (16 horas).

Hoje mesmo, quinta-feira, surge Aljezur e o seu Pontal da Carrapateira. Amanhã, sexta-feira, é a vez das Terras do Bouro com o Parque Nacional da Peneda-Gerês. As emissões retomam segunda-feira, dia 19, com a Ilha de S. Miguel e a sua Reserva Natural da Lagoa do Fogo, continuando-se na quarta-feira na Ilha de S. Miguel para a apresentação da Lagoa das Sete Cidades. Na quinta-feira voltamos ao Continente para apreciarmos S. Leonardo de Galafura, em Peso da Régua (ou Congida) e na sexta-feira, dia 23, surge a Mealhada, com a famosa Mata Nacional do Buçaco.

 

Uma estreia

 

Está anunciada para o próximo sábado a estreia de uma nova série  intitulada Regresso a Sizalinda, cujos dois primeiros episódios serão transmitidos a partir das 18.15, repetindo-se a dose no domingo seguinte, no mesmo horário e com outros dois episódios (o 3.º e o 4.º, naturalmente). Como não sabemos se esta ficção se esgotará nos quatro episódios anunciados, pois a RTP não no-lo diz, partimos do princípio que sim e que, por isso, se tratará de uma série e não de mais uma interminável telenovela.

O que se sabe, pois foi dito pelos programadores, é que se trata de uma co-produção de 2007 entre Portugal e Angola, com a generalidade do elenco preenchida com nomes portugueses: Joana Seixas, Virgílio Castelo, Rogério Samora, João Lagarto, Paulo Rosário, Patrícia Bul, com a participação ainda de Diogo Infante, Vítor Norte, Luís Lucas, José Raposo, Rita Brutt e Filipe Vargas.

A sinopse coloca no centro da intriga «uma enorme fazenda perdida no coração de Angola, repleta de embondeiros, animais selvagens, aldeias indígenas e uma linda mansão colonial», para onde parte em 1960 uma jovem portuguesa, que vai noiva do filho do fazendeiro mas acaba por casar com o pai. Outras personagens convergem para a história, que atravessa décadas e gerações, ata e enovela novas paixões e conflitos, enquanto passa em fundo a realidade colonial portuguesa desses tempos.

A confirmar.

 

Dois filmes dos anos 50

 

John Sturges foi um grande realizador de Hollywood e um mestre do western (basta lembrarmo-nos de O Último Comboio de Gun Hill ou Os Sete Magníficos, brilhante e assumida homenagem a Os Sete Samurais, do mestre Akira Kurosawa), mas também um cineasta plurifacetado, que experimentou com maestria outros géneros. É o caso de O Velho e o Mar, brilhante adaptação do  romance homónimo de Ernest Hemingway, que teve em Spencer Tracy um intérprete de eleição. É um filme de 1958 e a RTP-2 transmiti-lo-á no próximo sábado, a partir das 22.30.

Spencer Tracy surge de novo no filme que a RTP-2 programou a seguir, neste sábado, desta vez realizado por George Cukor em 1952. Trata-se de A Mulher Absoluta, uma comédia romântica onde Tracy contracena com a sua mulher (e grande amor da sua vida) Katherine Hepburn, o sétimo filme que protagonizaram juntos. Trata-se de uma «comédia desportiva» onde, mais uma vez, os dois excelentes actores encenam os seus famosos «conflitos de personalidade», ela no papel de uma atlética professora de liceu, ele no de um promotor desportivo hábil e oportunista.



Mais artigos de: Argumentos

Pobreza e combate à pobreza

Em Portugal e nos outros países presos com atilhos aos circuitos do capitalismo neoliberal e à tirania da banca, das bolsas e do Vaticano, as coisas vão de mal a pior para milhões de pobres. É o resultado inevitável dos séculos em que a ciência alcançou...

Os diferentes aspectos da crise do associativismo popular

A visão que a opinião pública possui do clube popular (e de muitos dos seus próprios dirigentes) constitui mais um factor de agravamento suplementar da situação em que estes vivem. Dirigente voluntário benévolo igual a incompetência, falta de rigor e...

O branqueamento de Paco Franco

No dia imediato à vitória da equipa de Espanha no Mundial de futebol, o Canal da História transmitiu o primeiro de dois episódios acerca de Francisco Franco. Não era uma estreia, e é provável que a repetição em dia de festa espanhola tenha resultado de mera...

Vagas

O Governo de José Sócrates tornou públicas as vagas no ensino superior previstas para o próximo ano lectivo e, sucintamente, a coisa apresenta as seguintes novidades: as vagas no ensino superior continuam a crescer, este próximo ano lectivo vai ter mais 2068 lugares disponíveis,...