Assembleias de organização

Um Partido vivo e activo

As assembleias das organizações concelhias de Loures e Cascais do Partido, realizadas no sábado, constituíram importantes momentos de debate colectivo e definição de orientações. O reforço da organização e intervenção do PCP esteve no centro das preocupações dos participantes.
Realizada nas instalações do Grupo União Lebrense, em Santo Antão do Tojal, a assembleia da organização concelhia de Loures contou com a participação de 150 militantes do Partido daquele importante concelho do distrito de Lisboa. No balanço feito dos últimos quatro anos, salienta-se o intenso trabalho de propaganda realizado, que se materializou nos cerca de 400 mil documentos distribuídos e os 131 comunicados de imprensa editados.
A Direcção Concelhia reuniu 40 vezes e os seus organismos executivos semanalmente. Nas várias organizações, são muitos os organismos com funcionamento regular. Tanto o Sector de Empresas como a célula da Câmara Municipal/Serviços Municipalizados contam com vários núcleos, sobretudo para a cobrança das quotizações.
Para o futuro, os comunistas de Loures pretendem reforçar a organização partidária nas empresas e locais de trabalho, nomeadamente nas grandes superfícies comerciais. Os trabalhadores, a juventude e os reformados são os sectores a privilegiar.
Tal como a Resolução Política, também a Direcção Concelhia foi eleita por unanimidade. Composta por 48 elementos, tem uma média de idades de 47 anos.
Em Cascais, a XIII Assembleia da Organização Concelhia do PCP realizou-se no auditório da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, com a presença de 100 militantes. No debate travado, fez-se uma avaliação do trabalho realizado desde a última assembleia; traçou-se metas para o reforço do Partido; procurou-se caminhos para o desenvolvimento da acção política, a ligação às massas e para a intensificação da iniciativa do Partido junto dos trabalhadores e das populações.
Foi ainda eleita a nova Comissão Concelhia, da qual fazem parte 30 militantes, cinco dos quais não pertenciam à anterior direcção.
Mais a Norte, realizou-se a Assembleia da Organização de Lamego e Tarouca do PCP, que elegeu a sua Comissão Interconcelhia. Para além da discussão das questões orgânicas e de intervenção, os comunistas destes dois concelhos do distrito de Viseu aprovaram uma moção onde se manifestava o veemente repúdio pelos «escandalosos aumentos» das tarifas da água recentemente aprovados pela Câmara Municipal de Lamego, na ordem dos 30 por cento.


Mais artigos de: PCP

Mobilização geral!

Os comunistas voltam hoje às empresas e às ruas do País em nova acção de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores e do povo na luta contra as medidas inseridas no Programa de Estabilidade e Crescimento do Governo, no dia em que o documento estará a ser discutido na Assembleia da República.

As mil faces da precariedade

Culminado um dia intenso de contacto com trabalhadores com vínculos precários, o PCP promoveu anteontem uma audição em Lisboa sobre a precariedade, que atinge já um milhão e 400 mil trabalhadores.

Natureza combativa

Fiel à sua natureza de classe, o PCP assume um lugar destacado na luta dos trabalhadores em defesa dos salários e direitos que, uma vez mais com o argumento do défice, Governo e patronato pretendem pôr em causa.

Um aniversário maior

As comemorações do 89.º aniversário do Partido continuaram este fim-de-semana com dezenas de iniciativas, das quais se destacam os três grandes comícios em que participou Jerónimo de Sousa – na Marinha Grande, em São João da Madeira e em Beja.

Governo empurra para o privado

A ofensiva do Governo empurra os profissionais de saúde para o sector privado, fragilizando o Serviço Nacional de Saúde, acusou o PCP numa conferência de imprensa realizada no dia 17.

Uma vida exemplar

Assinala-se no sábado o 90.º aniversário do nascimento de José Magro, destacado militante e dirigente do PCP. Nascido em Lisboa, na freguesia operária de Alcântara, participou activamente nas lutas estudantis de 1937/1942. Foi ainda enquanto estudante que, em 1940, aderiu ao PCP, cujo quadro de funcionários clandestinos...

Concurso de postais da Festa do Avante!

Está aberto o Concurso de Postais da Festa do Avante! 2010, que tem como objectivo editar uma colecção de postais de promoção da edição da Festa deste ano, que se realiza nos dias 3, 4 e 5 de Setembro. Cada concorrente pode apresentar até três trabalhos. A data limite de entrega é 30 de Abril, por correio electrónico ou...