Polícias búlgaros em luta

Mais de dois mil polícias e militares vindos de todo o país manifestaram-se, no sábado, 20, em Sófia, com outros funcionários públicos alvo da mais recente medida de austeridade anunciada pelo governo de centro-direita.
Evocando a difícil situação económica do país, o executivo búlgaro pretende que os polícias, bombeiros, guardas prisionais, militares, funcionários dos impostos, dos ministérios e dos municípios passem a pagar as contribuições para a segurança social, o que provocaria uma redução de 12,1 por cento dos seus salários.
Até aqui estes funcionários do Estado, que representam perto de 150 mil, estavam isentos de tal imposto como compensação da interdição do direito à greve, da filiação partidária e da exclusividade profissional.
Os cortes orçamentais têm custado caro aos búlgaros nas áreas da saúde, educação e no sistema de pensões. O salário médio no país é de 250 euros e as pensões de reforma rondam os 80 euros, ou seja, os rendimentos mais baixos da União Europeia. Não admira que um manifestante tenha feito o desabafo: «um cão-polícia recebe mais dinheiro do que nós para comer».


Mais artigos de: Europa

A rejeição das políticas do capital

O partido do presidente Nicolas Sarkozy sofreu uma esmagadora derrota na segunda volta das eleições regionais em França, realizadas no domingo, apenas salvando a região da Alsácia no continente.

As causas da pobreza

No Ano Europeu de Combate à Pobreza urge tomar medidas urgentes para travar o crescimento do número de pessoas que vive abaixo do limiar da dignidade humana nos países da UE.

O protesto nas ruas

Greves e manifestações marcaram o dia de terça-feira, 23, em França, num momento em que o governo de Sarkozy ainda estava a digerir a pesada derrota eleitoral sofrida no fim-de-semana, de que já resultou a demissão do ministro do Trabalho, Xavier Darcos.Por todo o país tiveram lugar mais de 170 manifestações e...

100 mil pela água pública

Cerca de 100 mil italianos desfilaram pelas ruas de Roma, dia 20, para protestar contra o decreto que obriga os municípios italianos a colocarem nas mãos dos privados, pelo menos, 70 por cento dos recursos hídricos.O protesto, organizado por ocasião do Dia Mundial da Água, assinalado no domingo, contou com o apoio de...

Greve na <i>British Airways</i>

O sindicato inglês Unite felicitou em carta aberta o pessoal de bordo da companhia aérea British Airways, pela significativa adesão à greve realizada no sábado, 20, contra o congelamento dos salários e a redução das equipas nas rotas de longa distância.Em declarações à imprensa, Tony Woodley, secretário-geral do Unite,...

Propaganda e realidade

Realiza-se esta semana, a 25 e 26 de Março, mais um Conselho Europeu, o chamado Conselho da Primavera. Com os graves problemas sociais que se vivem em diversos estados-membros da União Europeia, com destaque para o desemprego, o trabalho precário e a pobreza, veremos que as respostas irão sobretudo para a chamada...