Itália

100 mil pela água pública

Cerca de 100 mil italianos desfilaram pelas ruas de Roma, dia 20, para protestar contra o decreto que obriga os municípios italianos a colocarem nas mãos dos privados, pelo menos, 70 por cento dos recursos hídricos.
O protesto, organizado por ocasião do Dia Mundial da Água, assinalado no domingo, contou com o apoio de partidos do centro e da esquerda, designadamente a Refundação Comunista e o Partido dos Comunistas Italianos, sindicatos, associações de ecologistas e católicos. À causa da defesa da água pública associaram-se igualmente 150 presidentes de câmara e uma centena de entidades locais e empresas.
A manifestação era encabeçada por uma faixa com a inscrição «Defender a água pública é defender um bem comum», e os protestos dirigidos contra o governo de Berlusconi, que fez aprovar a polémica lei no parlamento em Novembro passado.
«A água e o ar são bens da humanidade e este governo quer privatizá-los», denunciou Stefano Pedica, senador do partido Itália dos Valores.
A manifestação foi organizada pelo Fórum Italiano dos Movimentos da Água que recolheu anteriormente 400 mil assinaturas exigindo a aprovação de um decreto-lei de iniciativa popular que consagre a água como um bem público e interdite a sua privatização.


Mais artigos de: Europa

A rejeição das políticas do capital

O partido do presidente Nicolas Sarkozy sofreu uma esmagadora derrota na segunda volta das eleições regionais em França, realizadas no domingo, apenas salvando a região da Alsácia no continente.

As causas da pobreza

No Ano Europeu de Combate à Pobreza urge tomar medidas urgentes para travar o crescimento do número de pessoas que vive abaixo do limiar da dignidade humana nos países da UE.

O protesto nas ruas

Greves e manifestações marcaram o dia de terça-feira, 23, em França, num momento em que o governo de Sarkozy ainda estava a digerir a pesada derrota eleitoral sofrida no fim-de-semana, de que já resultou a demissão do ministro do Trabalho, Xavier Darcos.Por todo o país tiveram lugar mais de 170 manifestações e...

Polícias búlgaros em luta

Mais de dois mil polícias e militares vindos de todo o país manifestaram-se, no sábado, 20, em Sófia, com outros funcionários públicos alvo da mais recente medida de austeridade anunciada pelo governo de centro-direita.Evocando a difícil situação económica do país, o executivo búlgaro pretende que os polícias, bombeiros,...

Greve na <i>British Airways</i>

O sindicato inglês Unite felicitou em carta aberta o pessoal de bordo da companhia aérea British Airways, pela significativa adesão à greve realizada no sábado, 20, contra o congelamento dos salários e a redução das equipas nas rotas de longa distância.Em declarações à imprensa, Tony Woodley, secretário-geral do Unite,...

Propaganda e realidade

Realiza-se esta semana, a 25 e 26 de Março, mais um Conselho Europeu, o chamado Conselho da Primavera. Com os graves problemas sociais que se vivem em diversos estados-membros da União Europeia, com destaque para o desemprego, o trabalho precário e a pobreza, veremos que as respostas irão sobretudo para a chamada...