Oito anos de má governação em Coruche

Dar voz ao projecto da CDU

Em ambiente de festa e de grande confiança, foram apresentados, dia 24 de Julho, os primeiros candidatos da CDU à Câmara (Ortelinda Graça Nunes) e à Assembleia Municipal de Coruche (José Casanova).

É urgente a prática de uma política de proximidade

Ortelinda Nunes, professora e membro da Comissão de Freguesia do Couço do PCP, começou por traçar o «quadro negativo» que o executivo PS, ao fim de oito anos, deixou o concelho de Coruche, que «está mais desigual» e onde «os problemas estruturais» e as «assimetrias» se acentuam.
«Encontro-me aqui fazendo parte de um enorme colectivo de homens, mulheres e jovens, que se candidatam à Câmara e à Assembleia Municipal, assim como em todas as freguesias do concelho», afirmou, dando conta que a «equipa» da CDU é conhecedora «dos problemas com que as populações se deparam» e «possuidor de um extenso capital autárquico, assim como de vasta experiência no movimento associativo».
A candidata à Câmara Municipal valorizou ainda o projecto da CDU que «contempla o entendimento do concelho como um todo, onde todas as freguesias serão olhadas e tratadas sem qualquer tipo de discriminação». «Quero olhar olhos nos olhos para cada munícipe, falar de igual para igual, ao mesmo nível, acabando com a altivez e a sobranceria de tratamento», disse, prometendo que, com a CDU, serão retomadas «as reuniões com todos os presidentes de junta em simultâneo, contribuindo em uníssono para a resolução dos inúmeros problemas que as mesmas terão de solucionar, independentemente da força política que as governe».

«Obras de fachada»

Referindo-se ao executivo PS, Ortelinda Nunes criticou as «obras de fachada que surgem em anos eleitorais, feitas atabalhoadamente, que vão enganando os incautos e ingénuos que ainda acreditam que é dessa forma que se obtêm e se colmatam as necessidades das populações». «O nosso projecto não se subordina a calendários eleitorais, à semelhança do que se verifica na Freguesia da Branca em que nada se fez em quatro anos e agora é uma corrida desenfreada à “pseudo” obra», acusou, criticando, de igual forma, os «métodos e práticas de gestão longínquas dos munícipes e dos trabalhadores das autarquias».
Nesse sentido, acrescentou, «é urgente a prática de uma política de proximidade de modo a envolver cada vez mais os coruchenses no nosso futuro colectivo».

Condenar a política de direita

José Casanova, cabeça de lista à Assembleia Municipal, referiu que as listas da CDU são compostas por «gente com provas dadas em matéria de trabalho, de humildade e de respeito pelos compromissos assumidos». «São listas para vencer e para, no que respeita à Câmara Municipal, devolver à população o trabalho, a honestidade e a competência da CDU», afirmou o também membro Comité Central do PCP e director do jornal Avante!. «A vitória nas autárquicas começa a conquistar-se com a intervenção intensa de todos os candidatos e de todos os activistas da CDU no trabalho das legislativas», acrescentou.
A sessão pública, que se realizou nas Piscinas Municipais de Coruche, uma obra da CDU, terminou com a intervenção de António Filipe, deputado do PCP na Assembleia da República e candidato às Eleições Legislativas pelo distrito de Santarém. Condenando a política de direita e a acção do Governo, reafirmou a necessidade do reforço da CDU para se romper com a alternância entre o PS e o PSD.

Ortelinda Nunes
Novo ciclo em Coruche

Na sessão pública, que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, Ortelinda Nunes, cabeça de lista da CDU à Câmara de Coruche, falou das «graves lacunas» na rede viária e alertou para o facto de o concelho estar «mais pobre». «A população está mais desfavorecida e requer uma atenção especial. É aos mais desfavorecidos, aos idosos, aos que menos têm, que terão de ser alvo de políticas sociais que os ajudem a minorar as agruras do seu quotidiano», afirmou.
A candidata criticou ainda o definhamento do movimento associativo e sublinhou que é «urgente» e «imperioso» mudar «as políticas do concelho». «Estamos aqui, de rosto bem erguido, alicerçados num passado que nos honra, dizendo que assumimos um projecto diferente, conscientes das dificuldades do contexto actual em que nos encontramos, mas acreditando que o futuro será bem melhor, com a CDU», destacou, terminando: «No dia 11 de Outubro, vamos, através do nosso voto, entrar num novo ciclo de gestão camarária».


Mais artigos de: Nacional

Compromisso claro em Évora

Os candidatos da CDU às eleições legislativas assumem posições claras e compromissos firmes, desafiando as demais forças políticas a fazerem o mesmo.

CDU com a população de Vale de Cambra

A CDU, representada por Miguel Viegas, cabeça de lista por Aveiro às próximas eleições legislativas, marcou presença num plenário convocado pela Comissão de Utentes dos Serviços de Vale de Cambra.

Santarém com o futuro hipotecado

António Filipe, deputado do PCP e cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, acompanhado de um numeroso grupo de activistas da CDU, entre os quais Mário Fernando Pereira, candidato à Câmara de Alpiarça, visitou, sexta-feira, o Mercado da Fruta no Carril. «Do contacto com os produtores de melão ficou bem...

Bipolarização dos <i>média </i>

No quadro da mega-operação de falsificação da realidade política que se vive em Lisboa, destinada a convencer os eleitores que estão condenados a escolher entre dois candidatos da mesma política de direita, a CDU realizou, na passada semana, uma concentração frente às instalações da RTP, exigindo o cumprimento da lei,...

Ruptura com a política dos privilégios

Em Agosto, a CDU renovará a sua presença com dois novos cartazes onde, a partir da palavra de ordem «CDU – Soluções para uma vida melhor», tornará públicas seis propostas para o País, cuja a implementação permitiria dar resposta a alguns dos mais sentidos problemas com que o povo português está confrontado. «Mais emprego...

Ernesto Cartaxo mandatário em Lisboa

A CDU anunciou que José Ernesto Cartaxo é o mandatário da candidatura à Assembleia da República, no círculo eleitoral de Lisboa.Numa nota divulgada à imprensa no dia 23, a coligação refere que, com esta escolha, a CDU afirma uma vez mais o seu compromisso com os trabalhadores e o povo do distrito e o empenhamento dos...

Seixal investe na população

A Câmara do Seixal vai investir 34 milhões de euros na construção, alargamento e qualificação de equipamentos educativos no concelho, sendo 2012 o ano de conclusão das obras.

JCP defende bandas de garagem

A Assembleia da República discutiu, dia 22 de Julho, uma petição apresentada pela JCP e subscrita por mais de quatro mil jovens onde se exige mais apoio às bandas de garagem.

CDU apresenta candidatos em Avis

A CDU volta a apostar em Manuel Maria Libério Coelho, 41 anos, licenciado em economia, para a Câmara de Avis. O cabeça de lista à autarquia é membro do Conselho de Administração da Águas do Norte Alentejano, do Conselho de Administração da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e da Mesa do...

Aposta no desenvolvimento

Manuel Rodrigues e Rui Nobre são os cabeça de lista da CDU à Câmara e à Assembleia Municipal de Mangualde, distrito de Aveiro.

O futuro de Recarei começa agora!

Mais de meia centena de pessoas marcaram presença no jantar de apresentação de Ricardo Costa, primeiro candidato da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Recarei. Nesta acção estiveram José Calçada e Cristina Ribeiro, respectivamente cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Paredes, e Álvaro Pinto,...

Unidos contra destruição do SNS

Está a circular um abaixo-assinado, na Guarda, em defesa da saúde pública e dos interesses das populações. «O Governo tem vindo a desenvolver profundas alterações nas funções sociais do Estado e sobretudo nas regiões do interior, visando criar as condições para se desresponsabilizar da função prestadora de serviços,...

Samouco

Na presença do candidato da CDU à Câmara de Alcochete, Luís Miguel Franco, e sob o lema «Para uma vida melhor», foram apresentados, dia 18 de Julho, os candidatos à Assembleia de Freguesia de Samouco. Na sessão, realizada na Praça do Movimento das Forças Armadas, estiveram ainda os sete candidatos da CDU à Câmara...

Política de afronta à Constituição e aos militares

A recente promulgação da Lei de Defesa Nacional, LOBOFA(1) e RDM são o corolário de uma política contra o interesse nacional, de afronta à Constituição e de maltrato dos militares, e a sapata onde assentarão novas investidas que aprofundarão a descaracterização do enquadramento legal e aprofundarão a alteração da...

Solidários contra o golpe

Uma concentração, em solidariedade com o povo das Honduras, teve lugar em Lisboa, anteontem, dia em que fez um mês que as Forças Armadas hondurenhas ocuparam o poder, depondo o governo de Manuel Zelaya.