Saúde e regionalização, em concreto

Compromisso claro em Évora

Os candidatos da CDU às eleições legislativas assumem posições claras e compromissos firmes, desafiando as demais forças políticas a fazerem o mesmo.

«O PS boicotou a regionalização nesta legislatura»

Após reuniões com representantes de utentes de Saúde, de bombeiros, de autarcas e de empresários, a candidatura da CDU pelo distrito de Évora reafirmou as suas posições sobre as áreas da saúde, da protecção civil e da regionalização.
A par de uma nova política de Saúde, reclamada pela CDU para o País, os candidatos eborenses defendem que é urgente, para a população do distrito, investir na melhoria dos centros de saúde e suas extensões, revertendo os encerramentos realizados pelo Governo do PS e adequando o funcionamento daqueles serviços às necessidades das populações. A construção do novo hospital central de Évora continua a ser encarada pela CDU como uma decisão fundamental para a melhoria dos cuidados de saúde. Às restantes forças políticas, a coligação PCP-PEV deixa o desafio de clarificarem a sua posição quanto a esta matéria, em concreto, e assumirem o compromisso de realizar a obra.
A clarificação do papel do Estado e a assumpção das responsabilidades públicas em matéria de protecção civil e de financiamento dos corpos de bombeiros (incluindo a revisão do estatuto social do bombeiro e a justa regulamentação do estatuto laboral, carreiras e vencimentos dos trabalhadores das associações de bombeiros voluntários) continua a ser um objectivo da CDU.
As reuniões de candidatos da coligação com as comissões de utentes de Montemor-o-Novo e de Vendas Novas, e com a Federação de Bombeiros do Distrito de Évora, na sexta-feira, fizeram parte do programa de um dia dedicado à Saúde.
Na segunda-feira, dedicada à Regionalização, os candidatos da CDU reuniram com a Associação de Municípios do Distrito de Évora, a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo e o Núcleo Empresarial da Região Alentejo. Nestes encontros foi confirmada a necessidade da instituição em concreto das regiões administrativas, como instrumento fundamental para o desenvolvimento do Alentejo.
A CDU acusa o PS ter boicotado a regionalização, ao longo dos últimos quatro anos e meio, adiando a sua resolução para a próxima legislatura. Além de reafirmar o seu compromisso com o cumprimento da Constituição e a instituição em concreto das regiões administrativas, a CDU propõe que o Alentejo seja rapidamente uma região-piloto, dado o consenso que existe quanto à sua criação.

CDU reivindica escola pública

Prosseguindo as acções da pré-campanha para a Assembleia da República, a CDU realizou, há dias, mais uma iniciativa de contacto e esclarecimento, desta vez dedicadas às questões da educação.
Assim, os candidatos da Coligação pelo distrito de Évora reuniram com o Sindicato dos Professores da Zona Sul, com a Federação de Associações de País do Distrito de Évora e com a Reitoria da Universidade de Évora, de quem recolheram importantes contributos para a avaliação das consequências que teve para o distrito a política educativa do Governo PS.
Nestes encontros foram apontadas algumas preocupações, nomeadamente o «encerramento de escolas primárias», a «transferência de competências do Governo para as autarquias», o «aumento do desemprego de professores e da instabilidade da sua situação profissional», a «degradação da carreira docente», o «aumento dos custos suportados pelas famílias com a educação», a «falta de meios nas escolas para responder às situações de insucesso, abandono e violência escolar», bem como os «estrangulamentos financeiros impostos à Universidade de Évora».
O desinvestimento na educação, que marcou a actuação deste Governo, foi, de igual forma, identificado como particularmente prejudicial para as regiões mais frágeis do ponto de vista económico e demográfico, como é o caso do distrito de Évora.
«É fundamental para o desenvolvimento do nosso distrito o investimento público na construção de novos equipamentos escolares e na melhoria dos existentes, particularmente nas zonas rurais», defende a CDU, que exige a «dignificação das carreiras docentes», o «reforço da Acção Social Escolar», a «gratuitidade dos manuais e do material escolar», o «fim do sub-financiamento da Universidade e a sua discriminação positiva considerando as especificidades da região em que se insere».


Mais artigos de: Nacional

CDU com a população de Vale de Cambra

A CDU, representada por Miguel Viegas, cabeça de lista por Aveiro às próximas eleições legislativas, marcou presença num plenário convocado pela Comissão de Utentes dos Serviços de Vale de Cambra.

Santarém com o futuro hipotecado

António Filipe, deputado do PCP e cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Santarém, acompanhado de um numeroso grupo de activistas da CDU, entre os quais Mário Fernando Pereira, candidato à Câmara de Alpiarça, visitou, sexta-feira, o Mercado da Fruta no Carril. «Do contacto com os produtores de melão ficou bem...

Bipolarização dos <i>média </i>

No quadro da mega-operação de falsificação da realidade política que se vive em Lisboa, destinada a convencer os eleitores que estão condenados a escolher entre dois candidatos da mesma política de direita, a CDU realizou, na passada semana, uma concentração frente às instalações da RTP, exigindo o cumprimento da lei,...

Ruptura com a política dos privilégios

Em Agosto, a CDU renovará a sua presença com dois novos cartazes onde, a partir da palavra de ordem «CDU – Soluções para uma vida melhor», tornará públicas seis propostas para o País, cuja a implementação permitiria dar resposta a alguns dos mais sentidos problemas com que o povo português está confrontado. «Mais emprego...

Ernesto Cartaxo mandatário em Lisboa

A CDU anunciou que José Ernesto Cartaxo é o mandatário da candidatura à Assembleia da República, no círculo eleitoral de Lisboa.Numa nota divulgada à imprensa no dia 23, a coligação refere que, com esta escolha, a CDU afirma uma vez mais o seu compromisso com os trabalhadores e o povo do distrito e o empenhamento dos...

Seixal investe na população

A Câmara do Seixal vai investir 34 milhões de euros na construção, alargamento e qualificação de equipamentos educativos no concelho, sendo 2012 o ano de conclusão das obras.

JCP defende bandas de garagem

A Assembleia da República discutiu, dia 22 de Julho, uma petição apresentada pela JCP e subscrita por mais de quatro mil jovens onde se exige mais apoio às bandas de garagem.

Dar voz ao projecto da CDU

Em ambiente de festa e de grande confiança, foram apresentados, dia 24 de Julho, os primeiros candidatos da CDU à Câmara (Ortelinda Graça Nunes) e à Assembleia Municipal de Coruche (José Casanova).

CDU apresenta candidatos em Avis

A CDU volta a apostar em Manuel Maria Libério Coelho, 41 anos, licenciado em economia, para a Câmara de Avis. O cabeça de lista à autarquia é membro do Conselho de Administração da Águas do Norte Alentejano, do Conselho de Administração da Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e da Mesa do...

Aposta no desenvolvimento

Manuel Rodrigues e Rui Nobre são os cabeça de lista da CDU à Câmara e à Assembleia Municipal de Mangualde, distrito de Aveiro.

O futuro de Recarei começa agora!

Mais de meia centena de pessoas marcaram presença no jantar de apresentação de Ricardo Costa, primeiro candidato da CDU à presidência da Junta de Freguesia de Recarei. Nesta acção estiveram José Calçada e Cristina Ribeiro, respectivamente cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Paredes, e Álvaro Pinto,...

Unidos contra destruição do SNS

Está a circular um abaixo-assinado, na Guarda, em defesa da saúde pública e dos interesses das populações. «O Governo tem vindo a desenvolver profundas alterações nas funções sociais do Estado e sobretudo nas regiões do interior, visando criar as condições para se desresponsabilizar da função prestadora de serviços,...

Samouco

Na presença do candidato da CDU à Câmara de Alcochete, Luís Miguel Franco, e sob o lema «Para uma vida melhor», foram apresentados, dia 18 de Julho, os candidatos à Assembleia de Freguesia de Samouco. Na sessão, realizada na Praça do Movimento das Forças Armadas, estiveram ainda os sete candidatos da CDU à Câmara...

Política de afronta à Constituição e aos militares

A recente promulgação da Lei de Defesa Nacional, LOBOFA(1) e RDM são o corolário de uma política contra o interesse nacional, de afronta à Constituição e de maltrato dos militares, e a sapata onde assentarão novas investidas que aprofundarão a descaracterização do enquadramento legal e aprofundarão a alteração da...

Solidários contra o golpe

Uma concentração, em solidariedade com o povo das Honduras, teve lugar em Lisboa, anteontem, dia em que fez um mês que as Forças Armadas hondurenhas ocuparam o poder, depondo o governo de Manuel Zelaya.