Aumentos no Banco de Portugal

Haja decoro!

«Uma situação indecorosa e inaceitável», assim classificou o deputado comunsta Honório Novo a possibilidade de os administradores do Banco de Portugal serem aumentados «em cinco por cento», o que representa em alguns casos um acréscimo de remuneração de mil euros.
«Estes senhores que pelos vistos ganham muito pouco, vão aumentar-se por decisão do Governo e do ministro das Finanças, em alguns casos, em mais de dois salários mínimos e pode vir a ser superior a mil euros por mês», afirmou o parlamentar do PCP em declarações aos jornalistas, no Parlamento.
Criticando duramente tal decisão, afrontosa a todos os títulos, Honório Novo desafiou o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, a «não assinar a autorização para que estes aumentos sejam processados».
O deputado lembrou que o Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, afirmou em Abril que «um aumento de 2,9 por cento na função pública não teria justificação neste momento» perante uma previsão de inflação negativa 0,2 por cento.
Segundo o jornal «i», o aumento tem por objectivo corrigir «um lapso» que deixou Vítor Constâncio e a sua equipa sem o aumento anual de 2,1 por cento em 2008. O «lapso» seria assim corrigido «com uma actualização salarial que inclui os aumentos da função pública aprovados para 2008 e 2009», ainda de acordo com aquele matutino, que cita fonte oficial do Banco de Portugal.


Mais artigos de: Assembleia da República

Desemprego e desprotecção

O Grupo Parlamentar do PCP voltou a acusar o Governo de não ter respostas para enfrentar a «preocupante realidade» que é o desemprego e considerou que o nível por este atingido é revelador do «estrondoso falhanço» da actual política.

Governo responsável por insegurança

Depois de ter dominado a mais recente sessão parlamentar quinzenal com o chefe do Governo (sobre a qual o Avante! falou na passada semana), o tema da segurança das populações voltou a marcar a agenda do plenário em debate de actualidade suscitado pelo PCP.

Uma política criminosa

O Grupo Parlamentar do PCP alertou há dias para a grave situação por que passam os trabalhadores da administração pública atingidos pela lei da mobilidade especial, considerando que o Estado, por acção do Governo PS, está a comportar-se como «uma vulgar entidade patronal, mas sem ética, sem respeito pelos direitos dos...

Projecto do PCP acolhe apoio unânime

Recebeu o apoio de todas as bancadas parlamentares, baixando à comissão para debate na especialidade, o projecto de lei do PCP que abre a possibilidade de os condutores com carta de condução de veículos ligeiros ficarem habilitados a conduzir motociclos.Indo ao encontro de uma realidade já existente na generalidade dos...

Educação sexual nas escolas

O presidente do Grupo Parlamentar do PCP, Bernardino Soares, criticou a posição do CDS/PP em matéria de educação sexual, considerando «inaceitável» que tenha deliberadamente misturado uma questão séria e importante como é esta com o episódio ocorrido numa escola de Espinho em que uma professora manteve conversas de cariz...

Homenagem a Álvaro Brasileiro

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo recente falecimento de Álvaro Favas Brasileiro, militante comunista e antigo deputado do PCP.Álvaro Favas Brasileiro nasceu em Alpiarça, a 2 de Março de 1935, aderindo aos 16 anos ao MUD juvenil. Anos mais tarde, em 1958, contacta pela primeira vez...