Comunista Arnaldo Mesquita homenageado

Coragem, coerência e firmeza

Realizou-se na Cooperativa Árvore, na tarde de sábado, uma homenagem ao advogado comunista e destacado lutador antifascista Arnaldo Mesquita. Com mais de 150 pessoas presentes, comunistas e outros democratas, colegas de profissão, a sessão presidida por Maria José Ribeiro, da URAP, foi iniciada com uma intervenção de António Macedo Varela, em nome da comissão promotora, que realçou as qualidades humanas, profissionais e únicas de Arnaldo Mesquita, e o seu percurso de militante comunista.
Em representação da Ordem dos Advogados, falou o Bastonário, Marinho Pinto, que prestou homenagem a Arnaldo Mesquita como advogado e defensor de presos políticos, referindo-se ao seu comportamento heróico na prisão. E, a título individual, elogiou o «homem que está antes do advogado», dos que «nunca torcem nem quebram».
Maria da Piedade Gomes, histórica militante comunista, recordou a defesa, inteligente e combativa, e que teve repercussão internacional, feita por Arnaldo Mesquita quando a PIDE, através das «medidas de segurança» a queria manter presa até que o seu companheiro, Joaquim Gomes, que tinha participado na Fuga de Peniche, fosse «capturado».
Outros testemunhos se seguiram, de personalidades de outros quadrantes políticos, como uma antiga autarca de outro partido, de Lousada, que destacou o quanto aprendeu com Arnaldo Mesquita e o seu amor à liberdade. Coelho dos Santos, seu defensor aquando da prisão seguinte às eleições presidenciais de 58, lembrou a sua firmeza perante a PIDE.
Já Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, referiu-se à «solicitude e generosidade que sempre dispensou a quantos procuraram o seu conselho político e jurídico experiente e a sua ajuda desinteressada, particularmente jovens perseguidos pelo fascismo». Em seguida, sublinhou a sua permanente ligação ao Partido, as prisões e as torturas a que foi submetido pela PIDE, a sua intervenção na Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos, a participação cívica antes e depois do 25 de Abril, a sua escrita poética, «em que reconheceu a forte e inspirada marca dos valores humanistas que nortearam a sua vida e do ideal comunista que animou e anima a sua personalidade de lutador».
A sessão, em que foram ainda declamados poemas da sua autoria, foi finalizada pela intervenção de Arnaldo Mesquita que, tendo a seu lado a companheira de sempre, Maria Alcina, rememorou factos, falou da sua experiência de vida, de profissão e como empenhado militante comunista. Foi uma homenagem cheia de calor humano e fraternal amizade.


Mais artigos de: PCP

Cumprir na luta o exemplo de uma vida

Na terra onde o Soeiro Pereira Gomes iniciou a sua actividade política e literária, o Partido assinalou, com um comício, o 100.º aniversário do «construtor de Abril, resistente antifascista e dirigente do PCP, escritor talentoso, homem cuja vida e obra testemunham um profundo compromisso com a luta pela libertação dos explorados e dos oprimidos, pela liberdade e pelo socialismo», como lembrou Jerónimo de Sousa.

Reforço do Partido é tarefa de sempre

Entre as muitas e inadiáveis tarefas para 2009, como a intensificação da luta de massas e os três actos eleitorais, está o permanente reforço da organização e intervenção partidárias. As assembleias das organizações são, em si mesmas, momentos de reforçar o Partido.

Como se faz uma grande Marcha

Pouco tempo tinha decorrido do anúncio da realização da Marcha «Protesto, Confiança e Luta», da CDU, marcada para 23 de Maio, e já os militantes do PCP Cláudia Silva, Fernando Queiroz, Luís Ferraz e Adriano idealizavam, juntamente com os camaradas das organizações a que pertencem, os métodos a seguir para a divulgação e...

Defender a cortiça

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou recentemente um projecto de Resolução recomendando à Autoridade para a Concorrência a «investigação aprofundada e urgente» sobre o que está a passar no «importante e estratégico» sector da cortiça. Os comunistas afirmam que têm sido informados de «situações e factos que carecem de...

Uma nova casa do Partido

Estão concluídas as obras de remodelação do Centro de Trabalho do Partido em Vendas Novas, no distrito de Évora. Na inauguração, realizada no dia 5, 400 militantes e simpatizantes comunistas acorreram ao local para verem a nova casa do Partido no concelho e para participar no jantar que se seguiu. Jerónimo de Sousa...

Mais um <i>lay-off</i>

Num comunicado distribuídos aos trabalhadores da Sival, o Sector de Empresas de Leiria do PCP manifesta a sua «total solidariedade» a estes trabalhadores, colocados em situação de lay-off . Os trabalhadores consideram desnecessário esta medida, considerando-a apenas como uma forma da empresa aumentar ainda mais os seus...