Aprovado relatório de Ilda Figueiredo

Saúde está primeiro

O Parlamento Europeu aprovou, dia 5, um relatório elaborado pela deputada do PCP, Ilda Figueiredo, que incide sobre as normas de comercialização da carne de aves, obrigando a Comissão Europeia a recuar.

PE chumba importação de aves contaminadas

A proposta da Comissão Europeia, apresentada ainda no primeiro semestre de 2008, tinha como principal objectivo responder a uma solicitação dos EUA que desejaria ver alteradas as normas europeias de segurança alimentar por forma a ser facilitada a importação de produtos seus.
No caso presente, o objectivo era permitir a importação de carne de aves tratada com substâncias químicas ou antimicrobianas, proposta contra a qual os deputados do PCP sempre se bateram desde o início, demonstrando os perigos daí decorrentes para a saúde pública e colocando-se na defesa dos produtores europeus que fizeram importantes investimentos para reduzir a contaminação da carne segundo a legislação europeia mais rigorosa.
As actuais normas europeias apenas permitem o tratamento das aves pelo frio, proibindo o uso de substâncias descontaminantes, prática mais barata muito usada nos Estados Unidos, apesar de os especialistas alertarem que este método apenas permite suprimir a contaminação de superfície das carcaças.
O próprio relatório da eurodeputada refere um estudo realizado pelo Centro Norte Americano para o controlo e prevenção de doenças, no qual se conclui que a utilização de substâncias antimicrobianas nos EUA não conseguiu reduzir o número de casos de infecção por listeria, salmonelas e outras bactérias.
Todavia, foi para autorizar a importação desta carne que a Comissão Europeia manteve durante meses um braço de ferro com o Parlamento Europeu, que, já em 19 de Junho de 2008, tinha aprovado uma resolução por ampla maioria de deputados de todos os grupos, apelando ao Conselho para rejeitar as pretensões do executivo de Bruxelas.

Comissão recua

Por fim, compreendendo que a relação de forças não lhe seria favorável, a Comissão Europeia decidiu retirar a sua proposta, dando razão à posição defendida desde o início pela relatora, que veio a ser ratificada pelo Plenário.
Ao contrário dos EUA, a prática seguida na União Europeia para reduzir a contaminação da carne de aves de capoeira assenta numa metodologia que engloba toda a cadeia alimentar, procedimento que continua a ser aquele que melhor defende a saúde humana.
A decisão final está agora do lado do Conselho, esperando-se que tenha em conta a posição aprovada pelo PE e defendida pela deputada comunista.


Mais artigos de: Europa

Desigualdades agravadas

Um relatório do Ministério do Trabalho britânico conclui que as desigualdades de rendimento entre os dez por cento mais pobres e os dez por cento mais ricos se aprofundaram no país em 2007-2008.

Tratado depende de referendo irlandês

O presidente da República Checa, Vaclav Klaus, não se mostrou impressionado com a previsível aprovação do Tratado de Lisboa pelo Senado, no dia 6, depois de ter sido votado favoravelmente pelo parlamento.Apesar das reticências dos liberais do Partido Cívico Democrático (ODS), que dispõem de 36 dos 81 senadores, o...

Igreja italiana empresta aos pobres

O cardeal Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI) apresentou oficialmente, no dia 6, uma iniciativa da Igreja designada «Empréstimo da Esperança» que irá desenvolver em parceria com a Associação dos Bancos Italianos (ABI)A ideia é propor um crédito de 500 euros por mês, por um período máximo de dois...

Islândia arrisca adesão

A primeira-ministra da Islândia, Johanna Sigurdardottir, afirmou, no domingo, 10, que existe uma maioria no novo parlamento eleito favorável à abertura de negociações para adesão do país à União Europeia, apesar das divergências com os Verdes que integram a coligação governamental.A governante social-democrata anunciou...

Dar força à CDU

As catastróficas previsões económicas, chamadas da «Primavera», recentemente divulgadas pela Comissão Europeia, não são mais do que o retrato das consequências das políticas neoliberais da União Europeia, que são decididas e executadas pelas irmanadas direita e (dita) «social-democracia» (vulgo «socialistas»).Para...