População da Ramada indignada

20 anos à espera de centro de saúde

Os moradores da Ramada, concelho de Odivelas, reuniram-se, no sábado, para exigir a construção de um centro de saúde naquela Freguesia. Foi ainda solicitada uma reunião de carácter de urgência com a ministra da Saúde.
Esta acção reivindicativa, que juntou cerca de meia centena de pessoas, foi promovida pela Junta de Freguesia e pela Comissão Pró-Centro de Saúde, duas entidades que reclamam, desde 2003, a instalação de um equipamento de saúde, naquela que é a terceira maior Freguesia do concelho de Odivelas.
Com cerca de 20 mil habitantes, a Freguesia da Ramada é a única do concelho que não possui qualquer centro de saúde ou extensão, uma situação que o presidente da Comissão Pró-Centro de Saúde, Ricardo Dias, considerou «inconcebível».
«Se o número mínimo de habitantes por lei são 10 mil, nesse caso já temos direito não a um, mas sim a dois centros de saúde», afirmou.
À Lusa, Ricardo Dias lamentou ainda que «esta situação se esteja a arrastar há tantos anos», uma vez que a sua comissão, em parceria com a Junta de Freguesia tem vindo desde 2003 a fazer reuniões, concentrações, e abaixo assinados para trazer um centro de saúde para a Ramada.
O presidente da Junta de Freguesia, Bartolomeu Dias, mostrou-se igualmente «indignado com o facto da Ramada ainda não possuir qualquer equipamento de Saúde», lembrando que até existe um terreno que foi cedido pela Câmara de Loures em 1998, para esse efeito, mas que no entanto nada foi feito para que as obras avançassem.


Mais artigos de: Nacional

Agricultores manifestam-se em Lisboa

Quando a agricultura atravessa a pior crise dos últimos 30 anos, a CNA vai realizar, dia 26 de Março, em Lisboa, uma concentração nacional de protesto contra a política do Governo.

Autarcas exigem justa repartição da riqueza

Representantes de mais de 300 freguesias concentraram-se, na passada semana, em São Bento para protestarem contra o corte de transferências do Orçamento de Estado que asseguram os salários dos presidentes de junta.

Porto entregue à especulação imobiliária

Segunda-feira, dia em que se completaram três anos sobre a publicação em Diário da República do Plano Director Municipal (PDM) do Porto, a CDU alertou para a «incoerência» de Rui Rio e da coligação PSD/CDS-PP, acusando-os de, «ao contrário da imagem de rigor que tentaram construir», ceder aos interesses da especulação...

CPPME alerta para desemprego

Comentando o despedimento colectivo dos trabalhadores da Movipartes, unidade fabril de componentes para a indústria do mobiliário, do Grupo SONAE, situada em Paredes, a Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) questionou «se as grandes empresas, os maiores consórcios nacionais, não terão como...

Em defesa do <i>DN</i> e do <i>JN </i>

Com o objectivo de defender a identidade própria do Diário de Noticias, que se encontra em risco devido à reestruturação que a Controlinveste pretende levar a cabo nos quatro jornais que detém, está a circular um abaixo-assinado, que pode ser subscrito por todos em www.petitiononline.com/defesadn/petition.html.Este...

Solidariedade com Sahara e Palestina

Aproveitando a inauguração da exposição «Se uns se calam, cantemos nós», a Câmara da Moita e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) vão realizar, sábado, dia 7 de Fevereiro, às 21 horas, na Biblioteca Bento Jesus Caraça, um debate sobre a situação do povo sahauri. Uma iniciativa que irá contar com a presença...