Alerta de Jerónimo de Sousa

Sócrates em recauchutagem

O primeiro-ministro fez «a mais espantosa operação de recauchutagem política e ideológica», comentou o secretário-geral do PCP, ao intervir anteontem, à tarde, numa sessão, em Lisboa, no âmbito da campanha «Sim, é possível uma vida melhor». Jerónimo de Sousa acusou José Sócrates de fugir para a frente e não fazer o balanço da sua acção governativa, quando apresentou, domingo, a «moção de estratégia» para o próximo congresso do PS.
Perante dezenas de pessoas que encheram o salão do Grupo Sportivo Adicense, em Alfama, o dirigente comunista contrariou a ideia de que a crise «vem de fora», recordando que não é de agora que Portugal está a divergir da União Europeia. Jerónimo de Sousa enumerou promessas de José Sócrates, que permanecem por cumprir, como o desenvolvimento económico e social ou a criação de 150 mil novos empregos, e «até o controlo do défice público foi uma vitória de Pirro».
Uma alternativa de esquerda passa pela ruptura com a política de direita, que tem sido praticada pelo Governo de Sócrates e do PS, reafirmou o secretário-geral.
Terminada a sessão, o dirigente comunista foi interpelado por jornalistas, a comentar a tomada de posse do presidente dos EUA, que estava a decorrer nessa altura. Criticou a operação mediática em torno da cerimónia e manifestou cepticismo quanto a mudanças na política internacional, uma vez que, para além das ilusões criadas à volta de Barack Obama, nada de concreto e objectivo fundamenta que haja razões de esperança. Por exemplo, referiu, o novo presidente demonstrou que continua amigo dos israelitas.




Mais artigos de: PCP

«<i>Avante!</i> por um PCP mais forte»

As organizações regionais do PCP de Braga e Santarém realizaram, no fim-de-semana, encontros regionais de quadros para debater o reforço da organização e intervenção do Partido em 2009.

Combater a resignação

No comício realizado no dia 17, em Alpiarça, Jerónimo de Sousa denunciou o agravamento da situação do País e reafirmou a convicção de que é necessária uma ruptura com a política de direita.

Propostas necessárias

A campanha nacional «Sim, é possível uma vida melhor!» foi lançada, no dia 15, no distrito de Braga pela Organização Regional do Partido. Considerando que a política do Governo, aliada à crise do capitalismo, está a «mergulhar o distrito numa...

Ludgero Pinto Basto

Ludgero Pinto Basto nasceu em 13 de Janeiro de 1909, em Felgueiras e foi dirigente do Partido nos anos 30 do século passado. Eram tempos de consolidação do regime fascista em Portugal, que se assemelhava aos que vigoravam em Itália e, mais tarde, na Alemanha.O PCP começava a reagir e, na conferência de Abril de 1929, que...

Aprender sempre

Prosseguem, um pouco por todo o País, as sessões de apresentação do tomo II das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. No dia 17, na Baixa da Banheira (concelho da Moita), José Casanova, director do Avante! e membro do Comité Central, apresentou a obra, perante 60 pessoas,...

Uma jornada heróica que anima a nossa luta

O 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande foi«a primeira grande acção de massas contra o fascismo» e, 75 anos decorridos, «continua a ser uma jornada que se projecta na luta dos nossos dias», disse Jerónimo de Sousa no comício que o PCP realizou, sexta-feira, 16, para evocar o heróico levantamento do operariado e do povo marinhense.