Propostas necessárias

A campanha nacional «Sim, é possível uma vida melhor!» foi lançada, no dia 15, no distrito de Braga pela Organização Regional do Partido. Considerando que a política do Governo, aliada à crise do capitalismo, está a «mergulhar o distrito numa profunda crise social e económica de consequências imprevisíveis», os comunistas lembram que estão registados, no distrito de Braga, cerca de 50 mil desempregados.
Milhares de trabalhadores têm salários em atraso, agrava-se a destruição do aparelho produtivo, intensifica-se a injustiça na distribuição da riqueza e os baixos níveis de rendimento.
Face a isto, a Direcção da Organização Regional de Braga do PCP entende serem necessárias medidas de emergência, como as que o Partido apresentou na Assembleia da República, no quadro de um «Programa de Emergência para o Distrito de Braga». Apesar do chumbo dos deputados da maioria PS, os comunistas de Braga irão levar a cabo uma ampla difusão destas propostas, para que «os trabalhadores e as populações as assumam como necessárias e para que lutem pela sua aplicação».
No distrito de Lisboa, o PCP iniciou, esta semana, uma ronda de contactos com diversas entidades. O objectivo desta acção, que se integra na campanha «Sim, é possível uma vida melhor!», é trocar opiniões e aprofundar o conhecimento acerca da realidade social do distrito, bem como divulgar as posições e propostas do Partido.
Os contactos a realizar, anunciou, dia 16, o Executivo da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, procurarão abranger áreas como o trabalho e os direitos dos trabalhadores, os salários e o custo de vida, o desemprego e a precariedade, a educação, a saúde, a justiça, o apoio social, entre outros, num total de cerca de vinte instituições.
O PCP procura também, com esta acção, «alertar para a situação social no distrito e contribuir para a necessária mudança de rumo para uma política efectivamente ao serviço dos trabalhadores e das populações».
Para o distrito de Beja estão planeadas várias iniciativas do PCP em torno da campanha nacional «Sim, é possível uma vida melhor!». Entre estas iniciativas, conta-se contactos com a população e distribuição de documentos, sessões de esclarecimento, debates e outras acções de rua. Para o Executivo da Direcção da Organização Regional de Beja do PCP, esta será uma «importante jornada de agitação, consciencialização e mobilização para a luta».



Mais artigos de: PCP

«<i>Avante!</i> por um PCP mais forte»

As organizações regionais do PCP de Braga e Santarém realizaram, no fim-de-semana, encontros regionais de quadros para debater o reforço da organização e intervenção do Partido em 2009.

Combater a resignação

No comício realizado no dia 17, em Alpiarça, Jerónimo de Sousa denunciou o agravamento da situação do País e reafirmou a convicção de que é necessária uma ruptura com a política de direita.

Ludgero Pinto Basto

Ludgero Pinto Basto nasceu em 13 de Janeiro de 1909, em Felgueiras e foi dirigente do Partido nos anos 30 do século passado. Eram tempos de consolidação do regime fascista em Portugal, que se assemelhava aos que vigoravam em Itália e, mais tarde, na Alemanha.O PCP começava a reagir e, na conferência de Abril de 1929, que...

Aprender sempre

Prosseguem, um pouco por todo o País, as sessões de apresentação do tomo II das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. No dia 17, na Baixa da Banheira (concelho da Moita), José Casanova, director do Avante! e membro do Comité Central, apresentou a obra, perante 60 pessoas,...

Uma jornada heróica que anima a nossa luta

O 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande foi«a primeira grande acção de massas contra o fascismo» e, 75 anos decorridos, «continua a ser uma jornada que se projecta na luta dos nossos dias», disse Jerónimo de Sousa no comício que o PCP realizou, sexta-feira, 16, para evocar o heróico levantamento do operariado e do povo marinhense.

Sócrates em recauchutagem

O primeiro-ministro fez «a mais espantosa operação de recauchutagem política e ideológica», comentou o secretário-geral do PCP, ao intervir anteontem, à tarde, numa sessão, em Lisboa, no âmbito da campanha «Sim, é possível uma vida...