Aprender sempre

Prosseguem, um pouco por todo o País, as sessões de apresentação do tomo II das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. No dia 17, na Baixa da Banheira (concelho da Moita), José Casanova, director do Avante! e membro do Comité Central, apresentou a obra, perante 60 pessoas, destacando aspectos essenciais do conteúdo dos dois volumes publicados.
No dia 10, na Lagoa, cerca de meia centena de pessoas escutaram as intervenções de José Casanova e Margarida Tengarrinha, a seguir às quais colocaram as suas questões e opiniões. Os dois intervenientes sublinharam a necessidade de os militantes comunistas estudarem, individual e colectivamente, os textos de Álvaro Cunhal. Já no dia anterior, em Faro, o director do Avante! tinha intervindo noutra sessão, que terminou com um vivo debate com a participação de muitos dos mais de 50 presentes.
Outro livro recentemente publicado pelas Edições Avante!, a obra-prima de Aquilino Ribeiro Quando os Lobos Uivam, foi apresentado em Viseu no passado dia 16. A falar sobre a obra, o seu significado na época e conteúdo intemporal, estiveram José Casanova, Manuel Rodrigues, Luís Nogueira e Alberto Correia.
Entre os mais de 60 presentes, contavam-se representantes do Centro de Estudos Aquilino Ribeiro, da Confraria Aquiliniana e de conselhos executivos de várias escolas.




Mais artigos de: PCP

«<i>Avante!</i> por um PCP mais forte»

As organizações regionais do PCP de Braga e Santarém realizaram, no fim-de-semana, encontros regionais de quadros para debater o reforço da organização e intervenção do Partido em 2009.

Combater a resignação

No comício realizado no dia 17, em Alpiarça, Jerónimo de Sousa denunciou o agravamento da situação do País e reafirmou a convicção de que é necessária uma ruptura com a política de direita.

Propostas necessárias

A campanha nacional «Sim, é possível uma vida melhor!» foi lançada, no dia 15, no distrito de Braga pela Organização Regional do Partido. Considerando que a política do Governo, aliada à crise do capitalismo, está a «mergulhar o distrito numa...

Ludgero Pinto Basto

Ludgero Pinto Basto nasceu em 13 de Janeiro de 1909, em Felgueiras e foi dirigente do Partido nos anos 30 do século passado. Eram tempos de consolidação do regime fascista em Portugal, que se assemelhava aos que vigoravam em Itália e, mais tarde, na Alemanha.O PCP começava a reagir e, na conferência de Abril de 1929, que...

Uma jornada heróica que anima a nossa luta

O 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande foi«a primeira grande acção de massas contra o fascismo» e, 75 anos decorridos, «continua a ser uma jornada que se projecta na luta dos nossos dias», disse Jerónimo de Sousa no comício que o PCP realizou, sexta-feira, 16, para evocar o heróico levantamento do operariado e do povo marinhense.

Sócrates em recauchutagem

O primeiro-ministro fez «a mais espantosa operação de recauchutagem política e ideológica», comentou o secretário-geral do PCP, ao intervir anteontem, à tarde, numa sessão, em Lisboa, no âmbito da campanha «Sim, é possível uma vida...