Aprender sempre
Prosseguem, um pouco por todo o País, as sessões de apresentação do tomo II das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. No dia 17, na Baixa da Banheira (concelho da Moita), José Casanova, director do Avante! e membro do Comité Central, apresentou a obra, perante 60 pessoas, destacando aspectos essenciais do conteúdo dos dois volumes publicados.
No dia 10, na Lagoa, cerca de meia centena de pessoas escutaram as intervenções de José Casanova e Margarida Tengarrinha, a seguir às quais colocaram as suas questões e opiniões. Os dois intervenientes sublinharam a necessidade de os militantes comunistas estudarem, individual e colectivamente, os textos de Álvaro Cunhal. Já no dia anterior, em Faro, o director do Avante! tinha intervindo noutra sessão, que terminou com um vivo debate com a participação de muitos dos mais de 50 presentes.
Outro livro recentemente publicado pelas Edições Avante!, a obra-prima de Aquilino Ribeiro Quando os Lobos Uivam, foi apresentado em Viseu no passado dia 16. A falar sobre a obra, o seu significado na época e conteúdo intemporal, estiveram José Casanova, Manuel Rodrigues, Luís Nogueira e Alberto Correia.
Entre os mais de 60 presentes, contavam-se representantes do Centro de Estudos Aquilino Ribeiro, da Confraria Aquiliniana e de conselhos executivos de várias escolas.