Convívio de Natal em Braga junta 300

É possível uma vida melhor

Foram cerca de trezentos os militantes e simpatizantes do Partido que participaram no convívio de Natal em Braga, na cantina da AGERE, que contou com a participação do Secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa.

O Go­verno passa para a «crise» res­pon­sa­bi­li­dades que são suas

Após saudar esta iniciativa, que faz já, desde há anos, parte do calendário do Partido, o dirigente comunista endereçou críticas ao Governo PS, declarando que este tenta culpabilizar a crise económica internacional pelas dificuldades dos portugueses. Mas, lembrou, estas dificuldades são fruto das medidas sociais e económicas que têm vindo a ser praticadas pelo Partido Socialista desde que está no poder. Jerónimo de Sousa criticou ainda a forma como o Governo do PS tem vindo a enganar os portugueses, dando-lhes «esmolas» e tentando convencer o País de que os seus problemas se resolvem com caridade. A isto contrapôs as propostas do PCP, que considera que a única forma de melhorar a situação económica e social do País é através da valorização dos salários, combatendo o desemprego e aumentando as pensões e as reformas.
O Secretário-geral do PCP realçou ainda a importância de levar o XVIII Congresso para junto dos trabalhadores e das populações, com as suas medidas e conclusões concretas e ligadas à vida, assim como a necessidade de reforço do Partido, indispensável ao fortalecimento da luta dos trabalhadores, dos desempregados, dos reformados, dos agricultores e de todos os homens e mulheres descontentes e afectados com estas políticas de direita do PS.
O ano de 2008, lembrou, fica marcado por intensas lutas sociais e o ano de 2009 terá na ordem de trabalhos três importantes actos eleitorais: as eleições para o Parlamento Europeu, para a Assembleia da República e para as Autarquias. O Partido, afirmou, estará pronto para mais esta batalha, junto de todos os que desejem romper com estas políticas e que queiram juntar-se ao Partido Comunista Português, o único que constitui uma verdadeira alternativa para o País, juntamente com o Partido Ecologista «Os Verdes», a Intervenção Democrática e centenas de homens e mulheres que a eles se juntam para formar a Coligação Democrática Unitária.
Também nas intervenções de Catarina Mendo, membro da Comissão Regional de Braga da JCP, e de Jorge Matos, membro da Direcção Regional de Braga do PCP, surgiram fortes críticas ao Governo PS e às consequências nefastas das suas políticas de direita, realçando o papel do Partido e da JCP no combate às diversas medidas tomadas contra os trabalhadores e a juventude.
As palavras foram de esperança e força para os comunistas e para todos os que vêem no PCP o Partido que é capaz de construir uma democracia avançada para Portugal, afirmando que sim, é possível uma vida melhor e um País mais justo e fraterno.


Mais artigos de: PCP

O Natal não é igual para todos

Dezenas de militantes comunistas participaram, dia 17, em Lisboa, numa acção de rua do Partido que teve como objectivo denunciar a política injusta do Governo do PS.

Solidariedade activa

O PCP editou, dia 17, um comunicado dedicado ao Dia Internacional das Migrações, que se assinalou no dia seguinte. Este dia foi proclamado pelas Nações Unidas em 2000, para assinalar os 10 anos decorridos sobre a adopção pela Assembleia-Geral da ONU da convenção sobre a protecção dos direitos de todos os trabalhadores...

Profunda insensibilidade social

O PCP considera que a decisão do Governo de introduzir o pagamento de mensalidades por parte das pessoas com deficiência que frequentam os centros de actividades ocupacionais que pertencem ao Estado é «não só socialmente injusta como confirma a sua cruzada privatizadora da rede de equipamentos e serviços (e da acção...

Combater a precariedade

Os comunistas de Coimbra estão a distribuir documentos aos trabalhadores do sector das telecomunicações, onde denunciam o «verdadeiro flagelo social» que representa a precariedade. Numa iniciativa conjunta do sector profissional do Partido e da Organização Regional da JCP, realça-se que esta realidade «põe fatalmente em...

Aljustrel e as prendas de Sócrates

A Comissão Concelhia de Aljustrel do PCP colocou, no dia 18, no centro daquela vila alentejana, uma árvore de Natal com algumas das «prendas» que o Governo do PS, chefiado por José Sócrates, tem presenteado os trabalhadores e o povo. No caso concreto de Aljustrel, os comunistas questionam: «Reabertura da mina. Para...

Apresentação em Santarém

No passado dia 17 de Dezembro, realizou-se no espaço Piano-Bar do Teatro Sá das Bandeira, na cidade de Santarém, uma sessão pública de apresentação do Tomo II das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal. A iniciativa foi promovida pela Comissão Concelhia local do PCP.Após a projecção do filme de homenagem a Álvaro Cunhal, que...

Igualdade... para as eleições

O «Compromisso com a Igualdade» é uma iniciativa que se insere na agenda eleitoral do Governo, cuja acção contraria gravemente a promoção da igualdade, acusa a Organização das Mulheres Comunistas.