Assembleias de organização

Reforçar o Partido e a luta

Por todo o País, várias organizações partidárias realizam as suas assembleias, integrando-as na preparação do XVIII Congresso do PCP. O reforço geral do Partido, faz-se, também, do fortalecimento de todas e de cada uma das suas organizações.

A difusão do Avante! é uma tarefa de «primeira importância»

No dia 24 de Outubro, realizou-se em Almada, a 9.ª assembleia da célula do PCP no Arsenal do Alfeite, marcada pela ameaça de privatização que paira sobre o estaleiro. O Governo pretende extinguir o Arsenal, criando em seu lugar duas empresas privadas. Muitos trabalhadores seriam enviados para a «mobilidade especial» e o trabalho do estaleiro passaria a estar submetido ao mercado e à concorrência.
Daí que o reforço do Partido na empresa, tarefa de sempre, assuma hoje uma importância crescente: reforçando-se a célula do Partido é a própria luta dos trabalhadores em defesa dos postos de trabalho e de um Arsenal do Alfeite público, ao serviço da Marinha, dos trabalhadores e do País que se defende, lê-se na resolução política, aprovada por unanimidade.
O PCP tem sido «determinante para a dinamização da luta de massas, em articulação com a intervenção nas instituições». Nos últimos anos, a organização partidária cresceu dentro do Arsenal, mas persistem «insuficiências e dificuldades que importa ultrapassar».
O recrutamento é uma primeira preocupação dos comunistas, que já elaboraram uma lista dos trabalhadores a convidar para aderir ao Partido e definiram que militantes ficam responsáveis por cada um destes contactos. O esclarecimento da situação dos membros do Partido que ainda não actualizaram as fichas é outra prioridade.
Na resolução política aprovada é realçada a importância de responsabilizar mais militantes por tarefas, «por muito pequenas que sejam». A cobrança de quotas ou a venda do Avante! dentro da empresa podem ser exemplos a ter em conta. Sobre o jornal, é dito que a sua difusão é uma «tarefa de primeira importância, «visando o objectivo essencial de reforçar a ligação do Partido às massas».
A assembleia elegeu ainda o novo Secretariado da célula.

Chegar mais longe

No dia 26, realizou-se a 10.ª assembleia da célula dos trabalhadores da autarquia de Almada do PCP. Contando com a participação de 30 elementos, a assembleia fez o balanço do trabalho realizado, analisou a situação social e política do País e do concelho e da luta dos trabalhadores e traçou as linhas de acção para o futuro.
A Resolução Política aprovada deixa bem clara a intenção dos comunistas em reforçar a sua organização e intervenção, tendo em conta o papel dos comunistas na importante contribuição que os trabalhadores desta autarquia têm dado para a luta dos trabalhadores da Administração Pública, em defesa dos seus direitos e do vínculo público de emprego, das funções sociais do Estado e de uma mudança de políticas.
Foi eleito um novo Secretariado de célula, com 12 membros. Destes, sete nunca tinham pertencido ao organismo de direcção.
No dia 18, realizou-se a 7.ª Assembleia da Organização Concelhia de Valongo do PCP. Cerca de meia centena de militantes teve oportunidade de, durante perto de três horas, fazer o balanço do trabalho desenvolvido no último biénio e de projectar aquelas que deverão ser as prioridades da organização nos próximos anos.
O reforço da organização, com o recrutamento e a responsabilização de novos militantes, é uma dessas prioridades. Também a situação de fundos exigirá atenção especial nos próximos tempos, tendo em conta não apenas as despesas regulares decorrentes do funcionamento e actividade do Partido, mas igualmente as exigências do ano que se avizinha, marcado pela realização de três actos eleitorais.
Foi eleita uma nova Comissão Concelhia, introduzindo ainda algumas alterações ao seu funcionamento, no sentido de um maior envolvimento e responsabilização dos seus membros no trabalho de direcção política do Partido neste concelho do Grande Porto.


Mais artigos de: PCP

<font color=0094E0>Tribuna do Congresso*</font>

Escola reprodutora de injustiçasA organização do Sistema de Ensino tem sido alvo de inúmeras reformas e de infindáveis campanhas de propaganda que tentam justificá-las. No essencial, todas visam aprofundar a escola enquanto meio reprodutor das injustiças, preservando a diferenciação classista. Assim, a Escola está cada...

<font color=0094E0>Forte afirmação</font>

«A alternativa política e o projecto do PCP» esteve em debate, no dia 31, em Santarém, com a participação de Vasco Cardoso, da Comissão Política. Para além das Teses, foi também analisada a resolução da última reunião do Comité Central. Foi valorizada a intensidade da luta de massas que fez frente à ofensiva do Governo...

Trabalhadores imigrantes não são mercadoria

Na sequência de outras iniciativas do PCP relativas às questões da imigração, realizou-se no dia 30, no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, um debate sobre «a ofensiva da União Europeia contra os direitos dos imigrantes». Várias associações e sindicatos responderam afirmativamente ao convite do PCP e participaram na...

Afirmar os direitos das mulheres

Foi lançado no dia 30, em Lisboa, o mais recente livro das Edições Avante!, Encontro do PCP sobre os direitos das mulheres. O volume reúne os documentos aprovados e as intervenções realizadas no encontro que o Partido promoveu no dia 10 de Maio deste ano. Na apresentação da obra estiveram Manuel Gusmão, do Comité Central...

Almoço em Aveiras

Jerónimo de Sousa participou, domingo, num almoço realizado em Aveiras de Cima, no concelho da Azambuja, que reuniu dezenas de militantes e simpatizantes comunistas. Comentando a decisão do Governo de assumir o controlo do Banco Português de Negócios/BPN, o dirigente do PCP chamou a atenção para a contradição do...

Defender os postos de trabalho

O PCP contactou, anteontem, os trabalhadores da Mahle, empresa do sector metalúrgico situada na zona industrial de Cantanhede. O sector dos trabalhadores metalúrgicos de Coimbra do PCP está preocupado com a suspensão dos postos de trabalho referentes à ADECO – empresa de trabalho temporário – e aos armazéns cheios em...

Lei absurda conta o PCP

Alexandre Araújo, do Secretariado do CC do PCP, apresentou uma declaração política, em que o Partido alerta para os verdadeiros objectivos da lei de financiamento dos partidos e defende a sua urgente revisão.

Sobre as eleições nos EUA

Em nota divulgada no fecho da nossa edição, o Gabinete de Imprensa do PCP comenta os resultados da eleição presidencial nos Estados Unidos:«A gigantesca operação produzida a propósito das eleições presidenciais nos EUA não pode ser desligada da actual crise do capitalismo - que tem tido particular expressão nos EUA - e...