A CIA é que manda

José Casanova
Recordando: há três anos o Washington Post revelou a existência de prisões secretas da CIA, com suspeitos de terrorismo, em vários países – e assinalava a passagem por países europeus, entre eles Portugal, de aviões com prisioneiros destinados a Guantánamo.
Depois, uma ong britânica garantiu que dezenas de voos com prisioneiros passaram por território português entre 2002 e 2006 – e tornou pública uma lista com os locais, dias e horas em que tais voos escalaram aeroportos portugueses. Recentemente o Governo espanhol revelou que pelo menos um avião com destino a Guantánamo passou por Portugal.
Tantas provas não pareceram, no entanto, suficientes ao Governo de José Sócrates para reconhecer os factos.
Em Fevereiro de 2007 foi decidida a abertura de um inquérito, a cargo da Procuradoria-Geral da República.
As provas da passagem desses aviões por Portugal – iniciadas com o Governo de Durão Barroso e prosseguidas com o de Sócrates – sendo por demais evidentes são, também, de fácil averiguação.
Que diabo, então um Governo não tem possibilidade de saber, de um dia para o outro (para não dizer de uma hora para a outra) se sim ou não aviões de outro país entraram no seu espaço aéreo, aterraram e descolaram de aeroportos nacionais?
Só se não quiser saber, ou, dizendo melhor, só se não quiser que se saiba aquilo que ele, Governo, está farto de saber. Como é o caso.
Dada a demora no esclarecimento da situação – e para anular qualquer hipótese de novos voos da CIA por aqui passarem - o grupo Parlamentar do PCP apresentou uma proposta no sentido de, a partir de agora, o espaço aéreo português ser interditado aos voos da prisão e da tortura. Com a aprovação de tal proposta o problema ficaria pelo menos, semi-resolvido, ou seja: enquanto se aguarda o resultado do lento inquérito em curso, assegurava-se desde já que, de futuro, não haverá aviões da CIA com presos a caminho da tortura.
O resultado da votação é conhecido: PS, PSD e CDS votaram contra a proposta do PCP - assim confirmando que houve voos da CIA e que esses voos se repetirão sempre que a CIA o entenda. Em resumo: que a CIA é que manda.


Mais artigos de: Opinião

Sanguessugas

A implosão do sistema financeiro dos EUA transformou-se, na semana passada, num enorme crash bolsista mundial, comparável ao de 1929. O índice Dow Jones, da Bolsa de Nova Iorque, encerrou a semana perdendo 18.2% do seu valor (e mais de 40% do seu valor em relação ao pico atingido há menos de um ano). Nas bolsas europeias...

A crise dá para tudo

De facto isto da crise dá para tudo. Só não dá é para todos! O Banco Central Europeu abre uma linha de crédito ilimitada para «socorrer» a banca. O Governo PS decide que disponibiliza 20 mil milhões de euros para ajudar a banca nacional, tantos milhões para desesperadamente tentar que tudo fique na mesma, ou seja, para os que entraram agora em crise rapidamente se livrem dela e para que a grande maioria da população, e os trabalhadores em particular, continuem a sua senda de crise permanente a bem dos interesses da estabilidade dos «mercados».

Vergonha?!...

Aproveitando a boleia da apresentação do Orçamento do Estado para 2009, o Governo de José Sócrates lançou esta semana aos ares eleitorais do País nova mão-cheia de prebendas. Diligentes, os jornais, televisões e noticiários «de referência» trombetearam devidamente a coisa e o Diário de Notícias cortou a direito no...

Conversa em família

Fátima Campos Ferreira, sempre pressurosa a procurar as explicações para as coisas, sempre pronta a encontrar os prós e os contras de todos os factos políticos, convidou esta semana Faria de Oliveira, Ricardo Salgado, Carlos Santos Ferreira e Fernando Ulrich, respectivamente presidentes da CGD, do BES, do BCP e do BPI.O...

Lobo com pele de cordeiro

«O que aconteceu não foi uma crise como as outras. Foi o resultado escandaloso de lógicas de gestão orientadas para o imediato, uma regulação totalmente permissiva, práticas abusivas e uma ganância com proporções históricas. Nesta crise financeira, há uma ideologia derrotada. E quem sai derrotado são os apóstolos do...