África do Sul

Motlanthe assume presidência

Kgalema Motlanthe, vice-presidente do Congresso Nacional Africano (ANC) assume hoje, 25 de Setembro, a presidência da África do Sul. A designação oficial é da responsabilidade do Parlamento, onde o ANC detém 80 por cento dos lugares.
«Motlanthe será o novo presidente, não um presidente interino. Será o presidente da África do Sul, com todos os poderes do cargo, até as eleições gerais previstas para 2009», afirmou segunda-feira um porta-voz do ANC, K.K. Khumalo, no fim de uma reunião da bancada do partido.
Motlanthe sucede a Thabo Mbeki, que renunciou domingo ao cargo, um dia depois de o comité Executivo Nacional do partido lhe ter retirado a confiança política.
Nascido em 1949, Motlanthe participou, durante os anos 60, na luta contra o apartheid, tendo sido preso em 1967 e condenado a um ano de prisão. É de novo preso em 1977, sendo desta vez condenado a 10 anos de prisão, pena que cumpriu em Robben Island, o mesmo estabelecimento prisional onde Nelson Mandela, o primeiro Presidente negro da África do Sul, esteve encarcerado durante 27 anos.
Activista sindical, Motlanthe foi um dos fundadores da União Nacional de Trabalhadores Mineiros, de que viria a ser secretário-geral, em 1992. Cinco anos depois foi eleito secretário-geral do ANC, cargo que ocupou até ao congresso do partido, em Dezembro último, onde foi escolhido para a vice-presidência da organização.
Motlanthe foi ainda deputado e ministro sem pasta no actual governo da África do Sul.


Mais artigos de: Internacional

Tribunal rejeita provas obtidas sob tortura

Um alto tribunal da Dinamarca rejeitou qualquer prova recolhida pelo Estado colombiano no processo envolvendo a empresa Fighters & Lovers devido a doações feitas às FARC e à Frente Popular de Libertação da Palestina.

Vitória esmagadora da paz e da democracia

As eleições recentemente realizadas em Angola representaram uma vitória esmagadora da paz e da democracia. A corroborar tal facto estão a elevada participação do povo no sufrágio – mais de 85 por cento de afluência –, o entusiasmo e o civismo com que os angolanos encararam o acto, sublinhou em testemunho recolhido pelo...

Uma sociedade perigosa

Professora: uma profissão perigosa... Estamos em Geórgia, Sul dos Estados Unidos. Um «simpático» grupo de estudantes norte-americanos considerou seriamente a possibilidade de espancar e esfaquear a sua professora. As «razões» vinculavam-se com o facto de que a docente ralhou com um deles que decidiu, durante uma aula,...

Milhões para ricos

O governo norte americano revelou, no sábado, um plano de 700 mil milhões de dólares que permitirá aos bancos e outras instituições financeiras descarregar no Estado os seus activos fortemente desvalorizados.