Mensagem do Secretariado do PCP

«Ao Comité Central do Partido Comunista da Índia (Marxista)

«Foi com grande consternação que tomámos conhecimento do falecimento do camarada Harkishan Singh Surjeet, dirigente histórico do movimento comunista e de libertação nacional indiano, figura destacada do movimento comunista internacional, que dedicou toda a sua vida à luta pela emancipação nacional e social do povo trabalhador da Índia e aos ideais do Socialismo e do Comunismo.
«Ao transmitir-vos as mais sentidas condolências dos comunistas portugueses pela grande perda que o Partido Comunista da Índia (Marxista), os comunistas, os trabalhadores e o povo indiano acabam de sofrer, não podemos deixar de valorizar a grande contribuição do camarada Surjeet, com o camarada Álvaro Cunhal, para o estabelecimento e desenvolvimento das sólidas relações de amizade e solidariedade existentes entre os nossos dois Partidos, e para a estreita cooperação do PCP e do PCI(M), para, em momentos particularmente difíceis da História do movimento comunista, defender e afirmar a validade do marxismo-leninismo e a actualidade e a necessidade do socialismo.
«Com os sentimentos de profundo pesar e de fraternal solidariedade – que por vosso intermédio desejamos igualmente expressar à família e aos amigos do camarada Surjeet – enviamos, queridos camaradas, as nossas melhores saudações.

«Lisboa, 2 de Agosto de 2008,
«O Secretariado do Comité Central do PCP»



Mais artigos de: Internacional

Exemplo que fica para o futuro da luta

Uma multidão acompanhou, domingo, o funeral do ex-secretário-geral do Partido Comunista da Índia (Marxista), Harkishan Singh Surjeet, falecido sexta-feira. O PCP expressou aos camaradas indianos os sentimentos «de profundo pesar e de fraternal solidariedade» dos comunistas portugueses.

Zuma enfrenta julgamento político

Milhares de pessoas concentraram-se junto ao tribunal de Pietermaritzburg em apoio ao presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), Jacob Zuma. O Partido Comunista Sul-Africano (SACP) qualifica o julgamento como político.

As visitas do candidato

O democrata Barack Obama visitou o Médio Oriente e a Europa no mês de Julho. Mais parecia o presidente eleito, e não um candidato: teve encontros com os mais altos dignitários em cada país, foi acompanhado pelos principais pivôs televisivos, e falou perante mais de 200 mil pessoas em Berlim, onde apelou ao derrube dos...

Milhares rejeitam guerra contra o Irão

Um protesto convocado pela plataforma Stop the War on Iran reuniu, no dia 2 de Agosto, sábado, milhares de activistas pela paz nos EUA. A iniciativa que decorreu em mais de 80 cidades norte-americanas não poupou críticas à administração Bush e ao Congresso, os quais, acusam, pretendem com a resolução 362 apertar o cerco...

Tratamento médico por informações

Os serviços de segurança israelitas terão chantageado doentes palestinianos oriundos da Faixa de Gaza que recebem tratamento em Israel. Em troca de assistência médica, os pacientes têm que fornecer informações sobre vizinhos, familiares e amigos à polícia, prática que viola as normas inscritas na Convenção de Genebra e...