Confraria Gastronómica do Peixe

Promover e divulgar o peixe de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou na passada semana, por maioria, a criação da «Confraria Gastronómica do Peixe de Setúbal» que visa promover a defesa e divulgação do peixe da região, em colaboração com restaurantes, unidades hoteleiras e associações de pescadores e turismo.
De acordo com a proposta da maioria CDU, que foi aprovada em sessão pública com uma abstenção do PS, a confraria deverá congregar esforços para a realização de encontros gastronómicos, em restaurantes da região ou de outras regiões nacionais e estrangeiras.
Promover a eleição anual do melhor cozinheiro de peixe do concelho de Setúbal e realizar acções de sensibilização dos proprietários dos restaurantes e dos hotéis para uma divulgação permanente do peixe da região são outras das atribuições da confraria.
Embora não existam dados estatísticos sobre as quantidades de pescado vendidas aos restaurantes e sobre o número de refeições, o presidente da SESIBAL, Cooperativa de Pesca de Setúbal, Sesimbra e Sines, acredita que a cidade recebe todos os fins-de-semana «cerca de mil quinhentos a dois mil visitantes que visitam a capital de distrito expressamente para apreciarem o bom peixe de Setúbal».
Durante a reunião, o presidente da Câmara Municipal, Carlos de Sousa, eleito pelo PCP, sublinhou a importância da nova confraria como forma de «promover e divulgar o peixe de Setúbal, um dos produtos gastronómicos mais apreciados da região».
Por outro lado, o autarca comunista salientou a importância da colaboração de especialistas de reconhecida idoneidade e representantes das áreas do turismo e da restauração e da gastronomia regional, de onde destacou a colaboração do representante da SESIBAL, Ricardo Santos, e do «Chefe Silva», cozinheiro que participou em diversos programas de culinária num canal de televisão.
Os responsáveis autárquicos acreditam que a nova «Confraria Gastronómica do Peixe de Setúbal» também poderá vir a desempenhar um papel importante na obtenção de um «certificado de origem» para o pescado da região e orientar a sua atenção para espécies de grande importância na zona, como o choco, sardinha, lula, carapau e salmonete, entre outras.


Mais artigos de: Nacional

336 mil hectares ardidos em Portugal

Mais de 330 mil hectares, área quase equivalente à do distrito de Leiria, arderam este ano em Portugal, de acordo com uma «primeira avaliação» da Direcção-Geral de Florestas.

Fogo afecta projectos em Nisa

A Câmara Municipal de Nisa considerou sábado que os incêndios que afectaram o concelho comprometeram alguns dos projectos de requalificação ambiental e paisagística previstos.Em comunicado, a autarquia aponta como exemplos de projectos afectados o Plano de Valorização Turístico e Ambiental do Rio Tejo e Rio Severo. Os...

Contra o envio da GNR para o Iraque

A Associação dos Profissionais da Guarda defende que o envio de efectivos da GNR para o Iraque é ilegal, pois não há legislação que preveja o convite aos agentes e ao seu comando por estrangeiros.

Potencialidades por aproveitar

O Hospital de Santa Luzia, em Elvas, está longe de ver aproveitadas todas as suas capacidades. Uma situação no mínimo estranha, para não dizer incompreensível, se atendermos, por exemplo, ao contributo que esta unidade de saúde poderia dar para a recuperação das listas de espera cirúrgicas de outros hospitais, para a...

Instalações degradadas

A extensão de saúde do Porto Alto, Benavente, funciona em instalações degradadas, sem condições para médicos ou utentes, situação que a sub- região de saúde de Santarém promete alterar o mais tardar no início de Outubro.A questão foi levantada publicamente na reunião desta semana da Câmara Municipal de Benavente pelo...

Trabalhadores pagam a crise

Há empresas industriais de abate de aves que, aproveitando-se das alegadas dificuldades que o sector atravessa, estão a reduzir a prestação normal de trabalho e a proceder à rescisão de contratos de trabalho.Na origem desta atitude dos responsáveis das empresas estará a redução do volume de produção, provocada por uma...