Fogo afecta projectos em Nisa

A Câmara Municipal de Nisa considerou sábado que os incêndios que afectaram o concelho comprometeram alguns dos projectos de requalificação ambiental e paisagística previstos.
Em comunicado, a autarquia aponta como exemplos de projectos afectados o Plano de Valorização Turístico e Ambiental do Rio Tejo e Rio Severo. Os investimentos na área do turismo, nomeadamente zonas de lazer e circuitos turísticos, com candidaturas aprovadas pelo programa INTERREG, estão igualmente comprometidos.
A Câmara de Nisa revelou ainda que os incêndios acarretaram encargos adicionais suportados pelo município, que rondam os 80 mil euros, num apuramento preliminar, designadamente em despesas com equipamentos, combustíveis, danos no Complexo Turístico do Rio Tejo/Fratel, refeições e receitas não arrecadadas devido ao encerramento das piscinas.
A autarquia indica, também, que se registaram prejuízos, ainda não apurados, ao nível de aquíferos, de vias de comunicação, redes de abastecimento de água, viaturas municipais e propriedades (prédios rústicos com sobreiros, azinheiras e oliveiras).
O comunicado refere ainda que as infra-estruturas de distribuição de energia eléctrica e de telecomunicações foram danificadas.


Mais artigos de: Nacional

336 mil hectares ardidos em Portugal

Mais de 330 mil hectares, área quase equivalente à do distrito de Leiria, arderam este ano em Portugal, de acordo com uma «primeira avaliação» da Direcção-Geral de Florestas.

Contra o envio da GNR para o Iraque

A Associação dos Profissionais da Guarda defende que o envio de efectivos da GNR para o Iraque é ilegal, pois não há legislação que preveja o convite aos agentes e ao seu comando por estrangeiros.

Promover e divulgar o peixe de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou na passada semana, por maioria, a criação da «Confraria Gastronómica do Peixe de Setúbal» que visa promover a defesa e divulgação do peixe da região, em colaboração com restaurantes, unidades hoteleiras e associações de pescadores e turismo.De acordo com a proposta da maioria CDU,...

Potencialidades por aproveitar

O Hospital de Santa Luzia, em Elvas, está longe de ver aproveitadas todas as suas capacidades. Uma situação no mínimo estranha, para não dizer incompreensível, se atendermos, por exemplo, ao contributo que esta unidade de saúde poderia dar para a recuperação das listas de espera cirúrgicas de outros hospitais, para a...

Instalações degradadas

A extensão de saúde do Porto Alto, Benavente, funciona em instalações degradadas, sem condições para médicos ou utentes, situação que a sub- região de saúde de Santarém promete alterar o mais tardar no início de Outubro.A questão foi levantada publicamente na reunião desta semana da Câmara Municipal de Benavente pelo...

Trabalhadores pagam a crise

Há empresas industriais de abate de aves que, aproveitando-se das alegadas dificuldades que o sector atravessa, estão a reduzir a prestação normal de trabalho e a proceder à rescisão de contratos de trabalho.Na origem desta atitude dos responsáveis das empresas estará a redução do volume de produção, provocada por uma...