Marcha lenta contra SCUT's

«Parados não ficamos»

Milhares de veículos «entupiram», sábado, as estradas do Porto contra a introdução de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Costa da Prata e Grande Porto. Este protesto, que culminou na Avenida dos Aliados, partiu de Viana do Castelo, Esposende, Barcelos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Santo Tirso, Matosinhos, Maia, Porto, Gaia, Lousada, Gondomar e Aveiro.
Esta acção ficou, entretanto, marcada pelo impedimento, por parte da PSP, do acesso ao Porto das caravanas de Viana do Castelo e de Esposende. «Estão a estrangular o acesso da A28 para o Porto», denunciou Valdemar Madureira, membro da Comissão de Utentes do Grande Porto.
Para depois de amanhã, sábado, está prevista uma reunião das comissões de utentes «para decidir quais as próximas formas de luta». «Vamos continuar a dar voz ao protesto», afirmou, lembrando que «foram entregues mais de 61 mil assinaturas na Assembleia da República» contra a introdução de portagens naquelas vias.
Esta iniciativa contou com a solidariedade dos comunistas. Em declarações à comunicação social, Ilda Figueiredo, vereadora na Câmara de Gaia e deputada do PCP no Parlamento Europeu, afirmou que «só quem não vive aqui é que pode pensar em castigar a população com mais portagens».
Honório Novo também participou no protesto. «Não existem alternativas às vias que querem portajar», além de o «per capita destas regiões ser inferior ao critério do Governo», lembrou o deputado na Assembleia da República.


Mais artigos de: Nacional

«Unidos venceremos»

Cerca de 1500 habitantes de Mora manifestaram-se, na passada semana, em Évora, contra a integração do concelho no Alto Alentejo (Portalegre).

Lisboa parada e degradada

Sob o lema «contactar a cidade, afirmar a alternativa», centenas de eleitos e activistas da CDU visitaram bairros, freguesias e locais onde os maiores problemas afligem os lisboetas.

Defender a Revolução

Numa atitude «arrogante» e «ingerencionista», o presidente dos EUA instituiu o dia 21 de Maio como o «dia de solidariedade com Cuba», pronunciando-se sobre a alegada violação dos direitos humanos e da democracia em Cuba. «Como é possível que o presidente de um país cujos os governos, ao longo da história, conspiraram...

Inscreve já a tua banda!

Estão abertas as inscrições para as bandas que querem actuar no Palco Novos Valores da Festa do Avante. A entrega das maquetas, até 6 de Junho, deverá ser feita nos centros de trabalho do PCP. Para mais informações os jovens músicos poderão sempre consultar a página www.jcp.org.pt. Em Leiria, por exemplo, a final...

A resposta necessária

Como era previsível nos últimos tempos a situação na Segurança Interna registou uma considerável agitação e agravamento.O Governo PS/Sócrates, numa linha de ataque a todos os sectores do Estado, lançou uma forte ofensiva (legislativa e política) na área das forças e serviços de segurança, visando o controlo e a...

Falta de apoios

Porque a Câmara da Amadora não apoia suficientemente as colectividades, na última reunião sobre o Programa de Apoio ao Movimento Associativo, que se realizou recentemente, a maior parte dos dirigentes que ali se encontravam criticou com «dureza» as políticas da autarquia PS. Segundo denunciou a CDU, «as colectividades...