Terremoto na China

Mensagem de Jerónimo de Sousa

Na sequência do sismo que há pouco mais de uma semana abalou várias províncias e regiões autónomas da China, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, endereçou ao Presidente da República Popular da China, Hu Jintao, uma mensagem que reproduzimos na íntegra.
«Ao tomar conhecimento das trágicas notícias sobre o terramoto que se fez sentir no vosso país no passado dia 12 de Maio envio-lhe, em meu nome pessoal e do Partido Comunista Português, o profundo pesar dos comunistas portugueses pelas vítimas desta catástrofe que afectou grande parte do território chinês.
«Num momento em que as autoridades chinesas empreendem, com notável celeridade e eficiência, a pesada tarefa de apoio às populações afectadas pelo terramoto, tentando minimizar o número de vítimas mortais, e de início da reconstrução das infra-estruturas destruídas por este trágico acontecimento, envio-lhe, e por seu intermédio ao Partido Comunista da China e a todo o povo chinês, a solidariedade dos comunistas portugueses. Solidariedade que, estamos certos, é também o sentimento geral do povo português neste momento de sofrimento para o vosso povo.
«Aceite, estimado camarada, as fraternais saudações dos comunistas portugueses.»


Mais artigos de: Internacional

Observar a realidade, reforçar laços

Conforme o Avante! informou na sua última edição, regressou na passada semana a Portugal a delegação de estudo do PCP, integrada pelos camaradas Albano Nunes, do Secretariado e Comissão Política, Rosa Rabiais, da Comissão Política, José Paleta, do Comité Central, José Lourenço, da Comissão de Actividades Económicas e Luís Carapinha, da Secção Internacional, que a convite do Partido Comunista da China visitou a República Popular da China entre 5 e 13 de Maio.

Pobreza e degradação ambiental resultam do capitalismo

Cerca de 60 países da UE, América Latina e Caribe reuniram-se em Lima, no Peru. Sob a capa do combate à pobreza e à degradação do meio ambiente, a UE pretende impor aos países e aos povos da região maiores e mais vantajosas condições de exploração para o capital transnacional, advertiram os Partidos Comunistas e Operários da UE em encontro que precedeu a Cimeira.

Declaração dos Partido Comunistas da UE

Reunidos em Atenas, na Grécia, no passado dia 14, os Partidos Comunistas e Operários da União Europeia emitiram uma declaração a respeito da 5.ª Cimeira UE-ALC que abaixo reproduzimos na íntegra.« Nos dias 16 e 17 de Maio reúne-se em Lima, no Peru, a 5.ª Assembleia União Europeia – América Latina e Caribe (UE-ALC).«Ao...

Relatório à medida de Uribe

A Interpol apresentou o seu relatório sobre os portáteis alegadamente apreendidos pelo duo Uribe/Bush aquando do bombardeamento de um acampamento das FARC no Equador. Para além de muitas contradições, não traz nada de novo na medida em que Uribe e os média internacionais já tinham adiantado tudo o que era preciso para...