Delegação do PCP regressou da China

Observar a realidade, reforçar laços

Conforme o Avante! informou na sua última edição, regressou na passada semana a Portugal a delegação de estudo do PCP, integrada pelos camaradas Albano Nunes, do Secretariado e Comissão Política, Rosa Rabiais, da Comissão Política, José Paleta, do Comité Central, José Lourenço, da Comissão de Actividades Económicas e Luís Carapinha, da Secção Internacional, que a convite do Partido Comunista da China visitou a República Popular da China entre 5 e 13 de Maio.

A delegação do PCP aproveitou para aprofundar o conhecimento da realidade

Durante a estadia na China, com o objectivo de contactar com a realidade chinesa e a actividade dos comunistas chineses e recolher elementos de estudo sobre a evolução da situação do país à luz das profundas transformações económicas e importantes progressos sociais, assim como dos complexos problemas e contradições também colocados no âmbito da implementação do processo de reforma e abertura conduzido pelo PCC, a delegação teve encontros com dirigentes do Estado e do partido a vários níveis, destacando-se o encontro no Palácio do Povo, em Pequim, com Liu Yunshan, membro do Bureau Político e do Secretariado do Comité Central do PCC. Neste encontro, o camarada Liu Yunshan ressaltou os laços de amizade entre os dois partidos.
Denunciando as pressões contra a China em torno dos recentes acontecimentos em Lhasa e das tentativas de deformar a situação e realidade do Tibete, o dirigente chinês reafirmou o objectivo do PCC na construção do «socialismo com características chinesas». Por seu lado, a delegação do PCP, no âmbito dos intercâmbios realizados na capital da China, teve ocasião de informar sobre a realidade política portuguesa e a luta do PCP.
A delegação deslocou-se às províncias de Hubei e Jiangsu, onde visitou as cidades de Wuhan e Ezhou e Changzhou, Liyang, Nanquim, e povoações rurais. Nos encontros e visitas efectuadas, nomeadamente a uma fábrica de construção de motociclos e componentes para a indústria de aviação de capital público, a empresas de capital misto e privado, explorações piscícolas e agrícolas, a um novo bairro residencial de Wuhan ficou patente, a par da prioridade concedida ao desenvolvimento das forças produtivas, a preocupação constante com a elevação do nível de bem estar do povo e a atenção concedida à resolução de relevantes questões de ordem social e ambiental.
Valorizando os grandes esforços e conquistas alcançados pelos comunistas chineses e a necessidade de um melhor conhecimento mútuo, a delegação do PCP agradeceu a oportunidade para um melhor conhecimento da realidade da China e do trabalho do PCC visando dar respostas a desafios, dificuldades e contradições, colocados pelo processo de acelerado desenvolvimento da China e reiterou a vontade de prosseguir e reforçar as relações bilaterais entre o PCP e o PCC.



Mais artigos de: Internacional

Mensagem de Jerónimo de Sousa

Na sequência do sismo que há pouco mais de uma semana abalou várias províncias e regiões autónomas da China, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, endereçou ao Presidente da República Popular da China, Hu Jintao, uma mensagem que reproduzimos na íntegra.«Ao tomar conhecimento das trágicas notícias sobre o...

Pobreza e degradação ambiental resultam do capitalismo

Cerca de 60 países da UE, América Latina e Caribe reuniram-se em Lima, no Peru. Sob a capa do combate à pobreza e à degradação do meio ambiente, a UE pretende impor aos países e aos povos da região maiores e mais vantajosas condições de exploração para o capital transnacional, advertiram os Partidos Comunistas e Operários da UE em encontro que precedeu a Cimeira.

Declaração dos Partido Comunistas da UE

Reunidos em Atenas, na Grécia, no passado dia 14, os Partidos Comunistas e Operários da União Europeia emitiram uma declaração a respeito da 5.ª Cimeira UE-ALC que abaixo reproduzimos na íntegra.« Nos dias 16 e 17 de Maio reúne-se em Lima, no Peru, a 5.ª Assembleia União Europeia – América Latina e Caribe (UE-ALC).«Ao...

Relatório à medida de Uribe

A Interpol apresentou o seu relatório sobre os portáteis alegadamente apreendidos pelo duo Uribe/Bush aquando do bombardeamento de um acampamento das FARC no Equador. Para além de muitas contradições, não traz nada de novo na medida em que Uribe e os média internacionais já tinham adiantado tudo o que era preciso para...